Academia Guarulhense de Letras homenageia Castelo Hanssen em encontro de jornalistas escritores
Evento, que acontece em abril, na Universidade Guarulhos, fomenta a participação de profissionais que atuam na cidade
Em abril, a Academia Guarulhense de Letras (AGL) promove o I Encontro Castelo Hanssen de jornalistas escritores de Guarulhos. O encontro presta homenagem ao poeta, escritor e jornalista Aristides Castelo Hanssen, membro da AGL e um dos fundadores do grupo literário Letraviva, falecido em março de 2020.
Para fomentar a participação de diferentes profissionais que atuam em Guarulhos, mapear quem são, onde atuam e possibilitar o intercâmbio de obras e de processos criativos e metodológicos, a AGL disponibilizou um formulário do Google Forms. A ideia é aproximar esses profissionais e gerar reflexões e debates éticos a partir da função social e impacto dessa produção literária.
A iniciativa da AGL dialoga com a habitual configuração de membros da academia, que além de escritores também reúne em meio aos acadêmicos oito jornalistas, com diferentes atuações na sociedade, autores de obras literárias. “É a partir dessa diversidade e de nossos compromissos estatutários que queremos ampliar a discussão sobre o papel de cada um de nós e de nossas obras na difusão e promoção da cultura, de memória e do conhecimento em Guarulhos”, explica a jornalista Karla Maria, membro da AGL desde 2020 e autora dos livros-reportagens Mulheres Extraordinárias (2017), Irmã Dulce – A Santa brasileira que fez dos pobres sua vida (2019) e O Peso do Chumbo (2019).
O I Encontro Castelo Hanssen de jornalistas escritores de Guarulhos acontece no dia 14 de abril, a partir das 19h, na Universidade Guarulhos (UNG), no centro da cidade. A realização do encontro na UNG também aponta para o estreitamento e fortalecimento de laços com as futuras gerações de jornalistas e marca a abertura da Feira Literária da instituição.
Foto: Acervo de imagens do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos