“O peso de um Maracatu é de uma tonelada!” Nesta sexta, dia 3, às 19h30, a Praça de Convivência apresenta o Terra Forte Maracatu é um grupo de percussão e dança, que trabalha as linguagens do Maracatu e candomblé, com base no baque virado de nação nagô. O projeto Terra Forte Maracatu foi idealizado pelo percussionista Manúcio Porto.
O Maracatu de baque virado tem suas raízes ancestrais nas comunidades de Pernambuco, que abrigam várias nações, cada uma com suas características, linguagens e particularidades. São os verdadeiros guardiões dessa tradição centenária. Um cortejo com rei, rainha, dama do passo, baianas e outros personagens seguem o ritmo dos tambores, que fazem estremecer tudo por onde passam.
Através de encontros sobre a cultura do Maracatu de baque virado, realizados na cidade de Guarulhos, reuniu interessados, criando então um coletivo de artistas influenciados por esse ritmo musical. Desde então o grupo vem se desenvolvendo, fabricando instrumentos, roupas, cenários e acessórios indispensáveis para encantar o público. Seu repertório conta com loas, toadas, pontos de candomblé e de catimbó Jurema.
Em suas apresentações, o grupo saúde os orixás tanto em sua essência, quanto na linha de legumes e caboclos. A dança dão o brilho e as cores vibrantes a performance. A percussão da o pulso com o peso dos tambores. A força do conjunto de baque virado invade o peito de quem assiste. As batidas ressoam, atravessando tudo e todos, levando quase a um transe hipnótico.
Foto: Divulgação
O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, no Jardim Flor do Campo.