Uma temporada marcada pela diversidade. No próximo sábado (18), às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos convida ao palco do Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, a Filarmônica de Pasárgada, grupo idealizado pelo compositor Marcelo Segreto. Os ingressos gratuitos para o espetáculo devem ser adquiridos pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/ingressos.
Diante do desafio de elaborar um programa que combinasse a música sinfônica com a popular, a abertura do espetáculo traz obras tradicionais do repertório clássico, fruto de inquietações de seus compositores quando foram criadas. O programa apresenta As Ébridas (1870), de Felix Mendelssohn, obra inspirada em viagem que o compositor alemão fez às ilhas escocesas, e O idílio de Siegfried (1870), de Richard Wagner, obra dedicada à sua esposa e filho, um passeio lírico por várias melodias.
Música sem fronteiras
Espetáculo da Série Convidados Especiais da temporada Nossa Casa, Muitas Cores, o convite à Filarmônica de Pasárgada intensifica o trabalho de pesquisa da Orquestra Jovem ao agregar repertório que combina linguagens e mistura o erudito com o popular. Esse trabalho de pesquisa e criação demonstra que a música não tem fronteiras e oferece inúmeras possibilidades de interações e encontros geniais.
Saxofone, clarinete, efeitos eletrônicos, bateria, voz, acordeão, violão, entre outros. A Filarmônica de Pasárgada é formada por músicos dissidentes do curso de música da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de interpretar as canções de Marcelo Segreto. O espetáculo aposta na genialidade da mescla da sonoridade diversa da Filarmônica de Pasárgada somada aos timbres instrumentais da Orquestra Jovem.
Iniciativa da Secretaria de Cultura, o espetáculo ficará disponível no canal do YouTube das orquestras de Guarulhos.
O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, no Jardim Tranquilidade.