Thiago Loreto é o convidado do Projeto Leia Guarulhos no próximo domingo
Projeto promove encontro entre autores da cidade e o público na unidade do Sesc Guarulhos
O cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras e sua relação com a produção motivaram a escrita do livro Poemas de Amor e Luta, do escritor Thiago Loreto, convidado do projeto Leia Guarulhos que acontece no próximo domingo, dia 30 de abril, a partir das 10 horas, na biblioteca do Sesc Guarulhos. A ação, que promove o encontro do autor do livro com o público, objetiva esclarecer dúvidas sobre as etapas que compõem o nascimento de uma obra – do surgimento das primeiras páginas à sua exposição nas prateleiras de livrarias e bibliotecas.
Primeira obra poética de Thiago Loreto, Poemas de Amor e Luta questiona sobre o ser humano máquina, o ser humano mercadoria, assim como o amor romântico e questionar de um mundo novo. O livro foi lançado em 2020 pelo selo CTRL+V e traz 34 poemas em português e espanhol. O livro é ilustrado por obras da escritora e artista multicultural Aline Fonseca.
“Sempre escrevi para mim e para o movimento cultural dos saraus Carolina e Submerso, junto com a Aline Fonseca, Juliano Lourenço, Daniel Neves, Renato Queiroz, Mário Cabral, entre outros colegas que participaram desses movimentos. Com o tempo, a ideia de publicar nossos textos ganhou força, o Daniel foi o primeiro a publicar e depois veio o segundo livro do Renato. Com a fundação da editora CTRL+v foi possível retomar o livro Poemas de Amor e Luta, que já estava pronto desde 2018 e só faltava finalizar a arte gráfica. Com a publicação em 2020, retomamos a experiência de compartilhar nossos poemas, fui convidado para várias atividades, dentre elas a Bienal do Livro de Guarulhos. Sempre escrevi sem a necessidade de publicar, mas depois que publiquei o primeiro livro, entendi essa necessidade de compartilhar meus poemas com os outros”, conta Thiago.
Thiago também fala da atuação dos artistas guarulhenses João Perreka e Juan de Las, que colaboraram sobremaneira para a criação de projetos significativos junto ao Sesc Guarulhos, tal qual o Leia Guarulhos, e movimentar a cena artística da cidade.
O projeto Leia Guarulhos é uma ação em formato de bate-papo que promove a aproximação entre autor e público ao trazer escritores da cidade para falar sobre seus processos de escrita, métodos de pesquisas e sobre o lançamento de suas obras literárias. O projeto traz um encontro por mês, e recebeu em suas edições anteriores os autores Aline Fonseca, Juliano Lourenço e Renato Lopes, do livro Rebelião Maromomi: Arte Apesar da Maldição, Marisa Quintal, autora do livro Das mãos, a obra, e Karla Maria, escritora do livro Mulheres extraordinárias.
“Guarulhos, uma cidade que tem hoje cerca de 1,4 milhão de habitantes, gigantesca se comparada com outras capitais, não tem uma política cultural instituída, que contemple os artistas e os diferentes gêneros. Isso faz com que o movimento artístico se disperse, sobretudo o movimento de jovens artistas. Nesse sentido, o projeto Leia Guarulhos é um dos diferenciais da unidade na cidade, pois dessa forma, consegue aglutinar artistas de diferentes linguagens artísticas”, pontua Thiago.
Desde a publicação de Poemas de Amor e Luta, o jovem escritor, entusiasta da poesia, calcula que já vendeu mais de 250 livros. “O convite do Sesc Guarulhos é muito importante para nos tirar de nossa bolha, extrapola o que fazemos para outros públicos e se apresenta como oportunidade de falar de poesia, de literatura e da cidade, já que minhas poesias falam, além de amor, do nosso trabalho cotidiano”.
O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, no Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP
Foto: Camila Rhodes