Agenda Cultural – de 23 a 29 de julho
Confira os destaques da programação de eventos e principais assuntos da área nessa edição da Agenda da Guarulhos Cultural.
As edições da Agenda Cultural publicadas às sextas-feiras trazem sempre os destaques de eventos, além de uma retrospectiva dos assuntos mais falados nas redes sociais e que envolvem os artistas da cidade. Essa semana já rolou lançamento da música nova da cantora e compositora Elis Lucas, Meu João da Dona Luiza, uma homenagem ao amigo e também cantor João Marcos Bargas lançada nas plataformas digitais no Dia do Amigo, 20 de julho, e uma matéria especial sobre o álbum instrumental de estreia do baterista Robson Nascimento, Vertente, que fala de sua carreira, inspirações e aproximações com a cultura popular do Nordeste. E ainda tem episódio novo do podcast Cinemalucos, comemorando 1 anos e com um especial com o excêntrico Sérgio Mallandro.
Nesta sexta-feira, 23, até as 18h, o Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael oferece a exposição Entre Linhas e Formas da Natureza, projeto do Atelier Conexões financiado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura – FunCultura. No sábado e no domingo, o espaço fica aberto para visitação das 14h às 19h. A entrada é gratuita e a classificação, livre. O Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael fica na Praça Cícero Miranda, S/Nº – Lago de Vila Galvão.
Na sexta e no sábado, das 13h às 19h, e no domingo, das 10h às 16h, acontece a exposição com instalação artística de Felipe Marcel Não-Lugares: Inadequação Humana, na sede do Coletivo 308, na Ponte Grande. A exposição é gratuita, tem classificação livre e a visitação ao espaço é possível mediante agendamento pelo e-mail felipe.marcelr@gmail.com. O Coletivo 308 fica na Rua Paschoalina Migliorini, 121, na Ponte Grande.
No sábado, 24, às 18h, tem o 7º episódio do Programa Amalgamini Um carta de amor. Nessa nova aventura, Rita Conchita conta para onde vão todas as cartas de amor que são jogadas ao mar presas em garrafas de vidro. Ela também fala um pouco sobre seu barco voador e a sua missão de levar as cartas aos seus destinos. O episódio vai ao ar pelo canal do programa Amalgamini no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/c/Amalgamini.
Logo depois, às 20h, a Orquestra Gru Sinfônica apresenta concerto digital de premiação do GruPiano, o concurso de piano da cidade de Guarulhos. O espetáculo, que conta com as audições dos participantes inscritos nessa 2ª edição, é transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e Facebook. Sob regência do maestro Diego Pacheco, o concerto de premiação conta com a apresentação de obras que evidenciam a beleza do instrumento, executadas pelos três finalistas da categoria Nacional.
Cinema que me Representa
A boa notícia é que neste sábado, 24, a Guarulhos Cultural estreia a série Cinema que me Representa, publicações da atriz, iluminadora, professora, produtora e diretora teatral Fernanda Carvalho. A crítica do filme A Noite Amarela (Brasil, 2019, Paraíba, 100 min, 12 anos) é a primeira publicação de um conjunto de oito críticas, resultado de um trabalho de observações de Fernanda a partir de um curso de formação realizado no Instituto Itaú Cultural em 2021. Nessa leva, serão apresentadas críticas de filmes nacionais, curtas-metragens independentes com links que se encontram disponíveis para apreciação do público. Leia mais em https://guarulhoscultural.com.br/guarulhos-cultural-apresenta-serie-de-criticas-do-audiovisual-por-fernanda-carvalho/
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
No episódio 0021 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, recebemos a contrabaixista e o violonista da banda Os Passageiros, Júlia Magalhães e Thiago Anthony. Julia Magalhães é uma artista guarulhense de 18 anos, baixista na banda de forró pé de serra Os Passageiros. Atualmente estuda contrabaixo no Conservatório Municipal de Guarulhos e canto na Etec de Artes de São Paulo. Thiago Anthony tem 21 anos e é professor de violão e violonista na banda de forró pé de serra Os Passageiros. Atualmente estuda Licenciatura em música na Faculdade Carlos Gomes, atua no conselho municipal de cultura como parte da sociedade civil e é cofundador do coletivo cultural sarau A Prece Marginal. Ouça aqui https://guarulhoscultural.com.br/1001-noites-de-cultura-em-guarulhos-com-julia-e-thiago/
Escola Viva de Artes Cênicas
A Secretaria de Cultura de Guarulhos lançou na última segunda-feira (19), a nova fase do Programa Escola Viva de Artes Cênicas, iniciativa marcada pela multidisciplinaridade e que conta com profissionais das áreas de dança, teatro e circo. Os cinco professores contratados por meio de edital de credenciamento, Duda Moreno, Dyego Yamaguishi, Luah Guimarãez, Paula Ibañez e Rafael Markhez, foram selecionados em meio a mais de 90 profissionais inscritos no processo seletivo.
Os profissionais são responsáveis por elaborar o conteúdo programático a ser oferecido pela Escola Viva de forma gratuita aos alunos, um curso livre de formação que une as artes da cena com duração de três módulos: Desvelando Horizontes, que objetiva construir alicerces para a formação do artista; Desbravando Mares, que aprofunda o estudo de linguagens das cenas, suas imbricações e reverberações; e Construindo embarcações, com foco na expansão da cena criando caminhos para o processo de criação. Leia mais em https://guarulhoscultural.com.br/escola-viva-de-artes-cenicas/.
Tem bastante coisa, fique com a gente e aproveite esses e outros eventos na nossa Agenda Cultural, disponível em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/.