Agenda Cultural – de 27 de maio a 2 de junho
O final de semana traz novidades para quem gosta de cinema, com exibições e estreia de curtas no Arquivo Histórico e encontro mensal do Cineclube Incinerante na Casa TI
A sexta-feira é marcada pela pré-estreia de Contando Aviões, novo curta-metragem do coletivo Kinoférico, no Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins. Durante o evento, também acontece mostra de curtas realizadas pela Ira Negra Filmes, Lúcida (2016), Kairo (2018) e Entre Nós e o Mundo (2019). Sob mediação do cineasta, educador e historiador André Okuma, após a exibição acontece bate-papo com o cineasta Fabio Rodrigo, fundador da Ira Negra Filmes, e com videomaker e educomunicador Nelson Simplício, um dos membros do coletivo. O Arquivo Histórico integra o complexo do Adamastor e fica na Av. Monteiro Lobato, 734, no Macedo.
No sábado, dia 28, às 17h, o Cineclube Incinerante exibe o longa-metragem Como Era Gostoso o Meu Francês, clássico do cinema novo brasileiro dirigido por Nelson Pereira dos Santos e lançado em 1971, na Casa TI. A sessão também conta com exibição do curta-metragem Tupinambá Subiu a Serra, documentário guarulhense produzido pela Companhia Bueiro Aberto e dirigido por Daniel Neves e Mário Cabral. A entrada para a sessão é gratuita e, após a exibição dos filmes, haverá um debate com os participantes. A Casa TI fica na Rua Bahia, 431, na Vila Rosália.
O final de semana no Sesc Guarulhos também traz programação especial, com a peça infantil Telhado de Ninguém, com a Companhia do Polvo no sábado, às 16h, e o espetáculo Biografia, com a Sopro Cia de Dança no domingo, às 18h. Os ingressos já estão disponíveis pelo site https://www.sescsp.org.br/unidades/guarulhos/ e também nas bilheterias das unidades do Sesc.
A Cia PimentArdida e Grupo LOUPT voltam ao Auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato, com curta temporada da peça Retratos no sábado, às 19h30. Com texto de Ítalo Soares e direção de Osvaldo Coelho Retratos apresenta crítica social abordada de um jeito mais leve e divertido. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada) e estão disponíveis no site ciapimentardida.com.
No Teatro Nelson Rodrigues, nomes consagrados da música sertaneja raiz se reúnem para a retomada do programa Viola Viva no domingo, às 16h, tradicional encontro do gênero, em homenagem à idealizadora do programa, Áurea Fontes, que faleceu em maio do ano passado. Participam desta edição os violeiros Zé Rubens e Nascimento, Vera Bianca, Nilton e Tony Silva, Zé do Fole, Duo Sol de Verão, João Garcia e Zenon, Tony Sobrinho, Beira Mar e Valéria, Mineli e Rouxinol, entre outros. O Teatro Nelson Rodrigues fica na rua dos Coqueiros, 74, na Vila Galvão.
Arranjos especiais criados por Kevin Camargo exclusivamente para o espetáculo da Orquestra Jovem com os artistas guarulhenses Victor Cali e o grupo As Despejadas dão o tom da magnitude do concerto que o Teatro Padre Bento recebe no próximo domingo (29), às 17h. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no site http://orquestrasdeguarulhos.com/.
Dia Mundial do Brincar
Uma tarde agradável em clima familiar para vivenciar experiências de conexão com a infância através de brincadeiras corporais e jogos. No dia 29 de maio, domingo, das 11h às 19h, a Casa 31 promove Domingo Brincante, É tempo de Sorrir. O evento comemora o Dia Mundial do Brincar, celebrado no Brasil e em mais de 40 países no dia 28 de maio. Com diversos cantinhos do brincar para crianças entre 3 e 9 anos, o evento conta ainda com atividades para adolescentes, adultos e idosos. Participe! Clique aqui e saiba mais sobre esse evento bacana.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
No episódio 0064 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, Vitor Souza recebe James Nery, músico, produtor musical e amante das artes visuais, e proprietário do Jamestudio – Estúdio Musical desde 2013, e Marcos Davi, músico dedicado à música instrumental, que traz a conexão natural do violão com a música clássica, jazz, choro, samba e muitos outros gêneros. Para conferir esse episódio cheio de nuances musicais, clique aqui.
Eduardo Kasse lança financiamento coletivo
O escritor Eduardo Kasse acaba de lançar financiamento coletivo pela plataforma Catarse para publicação de seu último livro Druida – A Última Morte, da Série Tempos de Sangue e Saga Vikings (Editora Draco). Romance de literatura histórica, que terá cerca de 168 páginas, o livro trata de uma ficção histórica onde a natureza, o homem, o divino e o sobrenatural se fundem para criar uma narrativa que cresce até o seu desfecho, em uma história de vidas e morte, de nascimento e ruína, que sobreviveu através dos séculos.
Para participar do financiamento coletivo, os interessados devem acessar o site https://www.catarse.me/druida. É possível contribuir até o dia 23 de junho e, para os participantes, a contrapartida prevê recompensas como livros e quadrinhos. Saiba mais sobre o livro, clique aqui.
Prêmio João Ranali
Escritores guarulhenses com diferentes idades, dedicados aos mais variados gêneros da literatura e vencedores do Prêmio João Ranali se reuniram na noite da última segunda-feira (23), na Biblioteca Monteiro Lobato, para solenidade de premiação da edição 2021. O evento contou com a entrega da antologia poética na qual os poemas, crônicas e contos dos vencedores foram publicados. Quer saber mais sobre a premiação? Clique aqui.
Tem muito mais na Agenda da Guarulhos Cultural, confira em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/.