No próximo sábado, dia 27 de maio, às 19h, o Cineclube Incinerante (@cineclube.incinerante) apresenta exibição mensal de filmes no Sindicato dos Bancários de Guarulhos (@bancariosdeguarulhos), no centro. A sessão é gratuita e aberta ao público.
Nesta edição, serão exibidos dois filmes que propõe um debate sobre o Cinema Trabalhista Brasileiro: “Peões” (2004), dirigido por Eduardo Coutinho, e “Os Invisibilizados – Relato das Lutas dos Trabalhadores” (2021), dirigido por Jéssica Daiane (@jessica.educadora) e Elizeu Oberdan (@elizeu_oberdan) e produzido pela Produtora Embrião (@produtoraembriao).
Como de costume, após a exibição acontece a tradicional discussão sobre os filmes.
“PEÕES” (2004) | SINOPSE
Fala sobre a classe operária do ABC paulista, composta principalmente por metalúrgicos, e que iniciaram grandes greves que há muito não aconteciam devido à ditadura militar, que era bastante repressiva. Mostra os acontecimentos e esperanças no Brasil na época da eleição de Lula para presidente da República e os rumos do país.
“OS INVISIBILIZADOS: RELATOS DAS LUTAS DOS TRABALHADORES” | SINOPSE E FICHA TÉCNICA
Essa obra foi realizada de forma independente e durante a pandemia do Covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança.
O documentário “Os invisibilizados: relatos da luta dos trabalhadores” aborda uma parte da história da luta dos funcionários da Proguaru, mostrando os impactos sociais e econômicos que a extinção da empresa pode trazer para a cidade de Guarulhos. A partir disso registrarmos os relatos de pessoas simples frente a incerteza do amanhã.
Roteirista: Jessica Daiane
Direção: Jessica Daiane e Elizeu Oberdan
Produção: Fabiana Barbosa.
Co- produção: Cinthia Murata.
Direção de fotografia e filmagem: Elizeu Oberdan e Jéssica Daiane
Edição, montagem e efeitos: Ederson Tetsuo Murata
Trilha sonora: As Despejadas
Performance: Juliana Seabra e Ricardo Martins
Narração: Daphny Ginetta
Poesia: Sérgio Vaz