Dois irmãos, do autor manauara Milton Hatoum (@miltonhatoum_oficial), é a obra escolhida para o próximo encontro do Clube de Leitura do Havana (@clube_de_leitura_do_havana), que acontece neste sábado, 7 de setembro, às 15h, na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro.
Livro vencedor do prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance, eleito o melhor romance brasileiro dos últimos quinze anos por críticos literários, Dois irmãos aborda o modo como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise.
Dois Irmãos também é leitura obrigatória do vestibular da Fuvest 2024.
Milton Hatoum é descendente de libaneses e nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989).
Seu segundo romance, Dois irmãos (2000), foi adaptado para televisão, teatro e quadrinhos.
Sua obra de ficção, publicada em catorze países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l’Amérique Latine/Pen Club-França).
Hatoum é dono de uma literatura que ultrapassa as fronteiras brasileiras e navega por diferentes territórios.
O autor absorve aspectos culturais e religiosos de imigrantes que desembarcaram no Brasil, servindo de base para muitas das suas histórias, num tom autobiográfico e proporcionando caminhos para uma produção literária rica e multifacetada.
A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, Centro – Guarulhos/SP.