No dia 24 de novembro, sexta, às 20h, o Sesc Guarulhos apresenta Marissol Mwaba, François Muleka e Myriam Mwewa – Sonora Brasil 2023, show com os músicos Mwewa, François e Marissol, que se juntam em uma apresentação inédita, onde cantam e contam em linha do tempo, canções que marcaram os cruzamentos de suas histórias enquanto família congolesa no Brasil.
Mwewa, nascida na República Democrática do Congo, com seu amor ela música foi fonte de muitas referências para François e Marissol, que são hoje artistas com carreiras consistentes atravessadas por todas essas influências assim como pela músicas do contexto Brasil, país de nascimento dos dois. O repertório, intercalado por falas, convida o olhar à perspectiva de Congo-Brasilidade, à pluralidade de existências negras no Brasil hoje e ao quão enriquecedoras essas presenças são aos desenvolvimentos cultural e econômico do país.
Marissol Mwaba é plural. Com 10 anos de carreira, já catalogou galáxias; lançou o álbum “Luz-A-zuL“ (2016) e o registro de um processo terapêutico “Palavra Mágica Acústico Rec’n’Play“ (2018), e estudou Astrofísica na Sorbonne, em Paris. Fala quatro línguas com fluência, é palestrante do TEDxTalks, dá aulas de canto e colaborou com diversos artistas como Emicida, Chico César, Luedji Luna e Rincon Sapiência, com quem lançou o single e clipe “SOL” com sua participação. Marissol aqueceu a entrada do segundo semestre de 2021 com a faixa e clipe Chupando Versos em feat com Drik Barbosa, François Muleka, Linn da Quebrada e Lucs
Romero, abrindo os lançamentos de seu EP Ndeke com faixas inéditas, além de ter sido indicada como Novo Talento no prêmio SIM São Paulo. Em setembro, no dia do seu aniversário, Marissol lançou “MARTE” com participação de Tuyo e produção musical de Mônica Agena, convidando a uma viagem ao afeto e ao carinho.
Myriam Mwewa é Cantora-Compositora, Intérprete, Doutoranda em Tradução, Embaixadora Universal da Paz e Dançarina. Subiu no palco pela primeira vez aos 12 anos com o Coral “Tuimbila” do Instituto Marie José de Lubumbashi na RDCongo. Continuou desenvolvendo a voz em corais e em casa. No Brasil, participou com Muleka Ditoka wa Kalenga de várias composições e do grupo Zaire Afro Banguê com um registro de várias apresentações no Brasil SP/Rio e BSB e uma faixa num LP. Hoje, além de suas atividades pela paz e de seu doutorado, é atuante na área de empresariado e administração de empresas artísticas.
Movido pelo coração e provocado pelas dinâmicas de invisibilidade social seletiva do cotidiano, François Muleka apresenta seu trabalho que aborda percepções pessoais sobre afetividade, ancestralidade e a eterna procura. Figura ímpar na cena musical independente, François atua como artista visual, cantautor, multi-instrumentista e já lançou um EP e 5 discos autorais. Assinou como arranjador dos violões do álbum Um Corpo no Mundo (2017), de Luedji Luna, e participou dos arranjos vocais do disco O Amor é Um Ato Revolucionário (2019), de Chico César, assinados por Marissol Mwaba. Em 2020 lançou o EP “OVO”, os clipes “Um Segundo”, “Desempenho“ e o álbum “Algorítmico“ em parceria com o percussionista Kabé Pinheiro. No mesmo ano, Luedji Luna lançou seu segundo disco (indicado ao Grammy Latino 2021) que conta com duas canções em parceria com François: “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água” e “Chororô“.
O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP.