As histórias de Josés e Marias, das ruas e bairros da cidade e das pessoas anônimas que constroem a nossa sociedade. A partir da próxima sexta, dia 25, a Companhia Bueiro Aberto promove a Mostra Filme de Bairro, exibição online no canal do coletivo no YouTube de filmes produzidos na Oficina Filme de Bairro. Toda sexta, um dos filmes ficará disponível no canal.
A Mostra Filme de Bairro conta com a exibição dos filmes Pretas Mulheres, O que enche, Surto dos palhaços e Filme de Bairro.
Dirigido por Everton Rodrigues, A estrada da vida adentra a vida e as escolhas de Dona Teresinha, moradora do bairro Cumbica, que se emociona ao falar de seus sonhos e da migração do Ceará para São Paulo.
Pretas Mulheres é dirigido por Flora Matheusa e Nkrabea Azul e aborda os conflitos e anseios de três mulheres pretas da cidade de Guarulhos, mulheres que carregam na própria existência a resistência.
O filme O que enche, dirigido por Douglas Leotério, Juliana Seabra e Paulo Paiva, traz como tema as enchentes no bairro Presidente Dutra. O documentário vai além, fala daquilo que nos enche na vida e nessa sociedade desigual.
Já O surto dos palhaços, medo e desmistificação busca romper com a ideia de que o palhaço é uma figura assustadora. Por fim, os professores produziram o quinto filme, com o nome Filme de Bairro, que traz um panorama sobre o processo da oficina e discute a ideia de um cinema comunitário.
Inscreva-se no canal do coletivo e fortaleça o cinema independente.