Fomentar o turismo cemiterial e mostrar o potencial museológico que as necrópoles brasileiras possuem. Os cemitérios São João Batista, no centro, e São Judas Tadeu, no Picanço, integram a programação de visitas mediadas em diferentes cemitérios do Brasil, durante a 22ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa é da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, através de seus associados. As visitas são gratuitas e dão direito à certificação.
Em Guarulhos, as visitas são mediadas por Glaucia Garcia, professora de História das redes pública e particular e membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais), e Evanir B. Penna, professor de Geografia das redes pública e particular, guia de turismo e criador da página Visite e Conheça Guarulhos.
No dia 18 de maio, sábado, das 10h às 12h, a visita acontece no cemitério São João Batista. No domingo, dia 19, os participantes visitam o cemitério São Judas Tadeu. Para participar, os interessados devem se inscrever no link disponível em https://linktr.ee/estudos.cemiteriais.
As visitas mediadas têm como objetivo apresentar a história de Guarulhos através das pessoas sepultadas e desmistificar as necrópoles como um espaço apenas de morte. A visão da monitoria demonstra o espaço mortuário como um local de estudos e aprendizagem referente ao desenvolvimento do município.
Para mais informações, acesse o perfil da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) no Instagram @estudoscemiteriais.