Agnès Varda, Gordon Parks e filmes infantis abrem a programação do Cinema do IMS Paulista em 2026
Entre os filmes exibidos neste mês, estão La Pointe Courte (1954), primeiro longa dirigido por Varda, o curta Flávio (1964), feito por Gordon Parks no Rio de Janeiro, e animações brasileiras voltadas para o público infantojuvenil
O Cinema do IMS Paulista inicia 2026 com uma gama variada de filmes, incluindo clássicos, lançamentos e obras voltadas ao público infantojuvenil. A programação de janeiro traz longas de Agnès Varda e Gordon Parks, como parte das mostras retrospectivas dos dois cineastas já em cartaz no cinema, filmes infantojuvenis, numa seleção feita para as férias escolares, além de títulos do circuito comercial, como Jovens Mães (2025), dos irmãos Dardenne, e A Useful Ghost – uma ajuda do além (2025), de Ratchapoom Boonbunchachoke.
Agnès Varda

Neste mês, a retrospectiva dedicada à filmografia completa de Agnès Varda apresenta seis filmes da diretora franco-belga. Entre os títulos exibidos, está La Pointe Courte (1954), primeiro longa-metragem dirigido por Varda. O filme é centrado num casal que vai para uma pequena vila de pescadores francesa para tentar resolver os problemas de seu relacionamento em crise.
A programação inclui ainda Cléo das 5 às 7 (1961), um dos filmes mais conhecidos e consagrados da cineasta, As criaturas (1966), As cento e uma noites (1995) e duas autobiografias: As praias de Agnès (2007) e Varda por Agnès (2019), filme que encerra a sua carreira de 64 anos, no qual ela oferece reflexões sobre sua obra, usando trechos de seu trabalho para ilustrar suas visões e ideias artísticas.
A mostra iniciou em novembro de 2025 e vai até abril de 2026. A cada mês, serão exibidos títulos diferentes dirigidos pela cineasta, englobando toda a sua filmografia. A programação dialoga com a exposição Fotografia AGNÈS VARDA Cinema, exibida no 6 andar do IMS Paulista, que reúne cerca de 200 fotografias tiradas por Varda, principalmente entre as décadas de 1950 e 1960.

Gordon Parks
Também segue em cartaz no Cinema a mostra de Gordon Parks. Em janeiro, serão projetados os três primeiros filmes dirigidos pelo cineasta norte-americano, obras diretamente vinculadas ao seu trabalho como fotógrafo. O curta-metragem Flávio (1964) é derivado de uma matéria realizada para a Life no Rio de Janeiro, sobre o menino Flávio da Silva, morador da favela da Catacumba. Diário de uma família do Harlem (1968), por sua vez, nasceu de uma reportagem sobre a família Fontenelle, no Harlem, denunciando a pobreza que assolava os seus dez membros.
O mundo de Piri Thomas (1968) narra o cotidiano do Spanish Harlem, bairro com uma das maiores comunidades hispânicas e latinas de Nova Iorque, a partir da perspectiva e dos textos do escritor e poeta porto-riquenho-cubano Piri Thomas. Será exibido ainda o longa Os super policiais (1974), que faz parte de uma fase posterior da carreira de Parks, já em Hollywood.
A mostra no Cinema também dialoga com a exposição retrospectiva Gordon Parks: a América sou eu, em cartaz no 7o e 8o andar do centro cultural, que apresenta mais de 200 fotos tiradas pelo artista, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1970. Entre as imagens, estão retratos de nomes centrais do movimento negro norte-americano, como Malcolm X, Martin Luther King e Muhammad Ali, além de séries que abordam temas como a infância e o cotidiano.
Programação de férias

A seleção Férias no cinema apresenta quatro filmes brasileiros. Dirigida por Alê Camargo e Jordan Nugem, a animação Tainá e os guardiões da Amazônia – em busca da flecha azul (2025) narra a jornada de uma menina indígena para se tornar a guardiã da floresta amazônica. Já Eu e meu avô nihonjin (2025), de Célia Catunda, acompanha o jovem Noboru, que quer saber mais sobre a história da própria família. Baseado no livro vencedor do Jabuti de Romance Literário em 2012, Nihonjin, o filme mostra o processo de investigação do menino sobre a própria família, motivado por um trabalho de escola.
A programação infantojuvenil também conta com D.P.A. 4 – O fantástico reino de Ondion (2025), de Mauro Lima, nova aventura dos Detetives do Prédio Azul, e O último episódio (2025), novo lançamento da produtora mineira Filmes de Plástico, dirigido por Maurilio Martins.
Filmes do circuito
Premiado na categoria de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2025, Jovens Mães (2025) chega ao IMS neste mês. Dirigida pelos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, a trama acompanha cinco mulheres que moram em um abrigo para mães adolescentes na Bélgica.
O tailandês A Useful Ghost – uma ajuda do além (2025), de Ratchapoom Boonbunchachoke, conta a história de uma família protegida pelo espírito de Nat. Falecida em decorrência da poluição por poeira, Nat se incorpora a um aspirador de pó, com o objetivo de proteger a casa do mesmo mal que a afetou.
Também continuam em cartaz os longas Foi apenas um acidente, do iraniano Jafar Panahi, Valor sentimental (2025), novo filme do cineasta Joachim Trier, e Ato Noturno (2025), de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, que aborda o caso de amor sigiloso entre um ator e um político.
Para mais informações sobre os horários e preços das sessões, confira o site do IMS.

