Notícias

Arquivo Histórico recebe aula sobre presença indígena em Guarulhos

Aula ministrada pelo Profº. Dr. Casé Angatu, que afirma Guarulhos como terra indígena, traz como tema os pilares explicativos sobre a história da cidade

No próximo sábado, dia 12 de abril, às 13h, o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos Araci Borges Dias Martins recebe “Guarulhos é Terra Indígena”, aula ministrada pelo Profº. Dr Casé Angatu. As inscrições são gratuitas pelo formulário https://forms.gle/QR9ngaUuPGVfTxKYA. A faixa etária recomenda é a partir dos 16 anos.

A aula única organizada pela AAPAH passará por temas importantes como os jesuítas, os bandeirantes, o ouro e os portugueses, mas cedem espaços para uma narrativa a contrapelo da história, sendo revistos sob a ótica do
contracolonialismo.

O professor Casé volta mais uma vez à cidade dos Maromomis para falar e destacar a história indígena, negra, cabocla, nordestina, migrante, imigrante e refugiada. A aula terá cerca de três horas e os participantes terão direito a certificado emitido pela AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico. O evento contará com a venda de artesanato indígena com contribuição solidária.

Para participar da formação não é necessária formação prévia em nenhuma das matérias discutidas. Após as inscrições pelo formulário cada participante receberá a confirmação e as instruções para participar do evento.

Sobre o palestrante

Casé Angatu é indígena e morador no Território Indígena Tupinambá de Olivença – Ilhéus/Bahia. Tem pós-doutorado no Programa de Psicologia da Universidades Estadual Paulista (UNESP-Assis/SP), além de doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). É autor dos livros: Nem Tudo Era Italiano São Paulo e Pobreza na Virada do Século XIX-XX (Annablume/Fapesp, 2017 – 4a. Edição); e Identidades Urbanas e Globalização: Constituição dos Territórios em Guarulhos/SP (Annablume/Sinpro, 2006).

O Arquivo Histórico de Guarulhos fica no complexo do Centro Municipal de Educação Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734, no Macedo), e conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e estacionamento gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?