Arrastão Cultural oferece oficinas culturais gratuitas no Taboão
Projeto promove 10 modalidades de oficinas artísticas, incluindo aula de grafite, guitarra, circo, entre outras. Encontros ocorrem em três espaços do Taboão, região periférica de Guarulhos
Após mais de uma década de histórias e produções pela cidade de Guarulhos, a produtora Arrastão Cultural, fundada pelo músico e produtor João Perreka, lança o “Oficinas Culturais Taboão”, com o objetivo de desenvolver a região do Jardim Taboão.
O projeto contemplado na lei federal Lei Aldir Blanc oferece gratuitamente uma série de oficinas relacionadas à produção artística, tais como: música, construção de instrumentos com materiais reciclável, criação de mandalas string-art, grafite, guitarra, rimas e melodias, colagem, curadoria musical/discotecagem digital e mídias sociais para novos artistas.
Com mais de 70 mil habitantes, a região do Taboão está entre os cinco mais populosos de Guarulhos. A partir do projeto, o Arrastão Cultural tem como objetivo proporcionar conhecimentos na área cultural para moradores do bairro e fomentar a cultura em diversas linguagens para pessoas interessadas em adquirir conhecimentos artísticos ou aperfeiçoamento criativo.
“Após diversas produções por toda a cidade, agora é a vez de levar arte, cultura e formação para o bairro onde nasci e me criei. A periferia de Guarulhos é um espaço vibrante, repleto de talentos artísticos que muitas vezes permanecem invisíveis aos olhos da cidade. Com isso, o objetivo é proporcionar um espaço de criação, troca de experiências e fomento ao desenvolvimento dos artistas locais”, conta João Perreka.
As oficinas ocorrem entre 26 de abril a 06 de setembro, dividida em módulos culturais. A cada mês haverá duas modalidades de oficina, totalizando 10 modalidades. Os encontros ocorrem aos sábados, com duração de três horas. As inscrições são feitas presencialmente no local da oficina.
Colagem e Instrumentos musicais
O primeiro módulo oferece Colagem, com Aline Fonseca no período da manhã (09h às 12h) e Criação de Instrumentos Regionais Recicláveis, com Valmir Quirino, à tarde (14h às 17h), no CEU São Domingos. Os encontros ocorrem nos dias 26 de abril, 03 de maio, 10 de maio e 17 de maio.
A oficina de colagem oferecida pela multiartista Aline Fonseca se chama “Colar Faz Bem”, no qual sua principal linguagem é a colagem analógica, feita a partir de recortes, resultando em composições que evidenciam a justaposição. Com isso, a artista sugere o movimento que transforma palavras em poesia por meio de cola e tesoura.
Já a Criação de Instrumentos com Valmir Quirino consiste na construção de instrumentos de percussão de forma inovadora com materiais reciclados, resultando em produções como chocalho de tampas de pet e tambores de PVC ou de barricas de grafiato.
As datas das próximas oficinas serão divulgadas em breve nas redes sociais do Arrastão Cultural
Serviço:
1º Módulo das “Oficinas Culturais Taboão”, do Arrastão Cultural
Oficina de Colagem e Criação de Instrumentos Regionais Recicláveis
Datas: 26 de abril, 03 de maio, 10 de maio e 17 de maio.
Valor: gratuito
Horários: 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrições gratuitas no local, trinta minutos antes do início das oficinas.