Bueiro Aberto exibe filmes da Oficina Filme de Bairro no Teatro Padre Bento
Oficina é uma forma de fortalecer também a identidade cultural de uma determinada comunidade, valorizando suas imagens, histórias e principalmente as pessoas.
O Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, recebe a 3ª edição da Mostra Filme de Bairro no dia 31 de janeiro, sábado, às 18h, com a exibição de dois filmes produzidos durante o curso de cinema Oficina Filme de Bairro, oferecido gratuitamente pela Companhia Bueiro Aberto. Os dois documentários, Batalhas e 44 Horas, falam sobre temas do cotidiano das cidades e formas de resistência. Após a exibição haverá bate-papo com os realizadores e entrega dos certificados. A entrada é gratuita e classificação indicativa livre.
A oficina, que está em sua terceira edição, é pensada como forma de compartilhar o conhecimento acumulado pelo coletivo e ao mesmo tempo fomentar na cidade a prática do cinema periférico na cidade. Nesta perspectiva, a filme de bairro é uma forma de fortalecer também a identidade cultural de uma determinada comunidade, valorizando suas imagens, histórias e principalmente as pessoas.
Nesta terceira edição conta com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc, do governo federal, gerenciado pela Secretaria de Cultura de Guarulhos e Conselho Diretor do Funcultura.
O coletivo de cinema de quebrada Companhia Bueiro Aberto é formado por moradores das periferias guarulhenses, tem 10 anos de existência e mais de 70 produções entre documentários, ficções e vídeos experimentais. Já participou de mais de 50 festivais no Brasil e exterior, recebendo 15 prêmios. A produção do grupo se dá, majoritariamente, sobre as raízes culturais guarulhenses, numa pesquisa que caminha entre cinema, antropologia e história. Além dos filmes, o coletivo de cineastas-pesquisadores organizam o Zine Gueto Metragem, periódico com textos sobre cinema periférico, e a Oficina Filme de Bairro.
Confira as sinopses dos filmes:
Batalhas
No coração de Guarulhos, “Batalhas” revela a trajetória de Adams e Kevyn, jovens criadores que usam o slam e as batalhas de rima como forma de sobrevivência e afirmação. O documentário expõe os desafios de viver da arte nas ruas e segue os dois até a Batalha da Matriz, onde suas vozes encontram eco e pertencimento.
Direção: Diego Alonso Meza
Assistente de direção: Bianca Soares, Sol Ramos, Josias Barcelos
Roteiro: Bianca Soares, Josias Barcelos, Jeferson D. Carmo
Produção: Steicy Rodrigues
Direção de fotografia: Carol Borges
Direção de som: Nilton Mantovani
Assistentes de som: Adalto Trajano, Jeferson D. Carmo
Trilha sonora: Dug Produções TudoOUmaiS
Edição: Barbara Santos, Laura Prado, Beatriz Campos
Operação de câmera: Laura Prado, Bianca Soares, Carol Borges, Beatriz Campos
44 Horas
44 Horas é um curta-documentário produzido no curso Oficina de Bairro, da Companhia Bueiro Aberto, que destrincha os obstáculos cotidianos enfrentados por moradores de Guarulhos e revela como a escala de trabalho 6×1 atravessa suas vidas. Surgido em meio às discussões sobre a jornada 6×1, o filme acompanha a experiência de três entrevistados e busca os pontos que aproximam suas vivências dentro e fora do ambiente profissional, desde as dificuldades impostas pelas empresas até a necessidade de abrir mão do lazer e do tempo pessoal.
Direção: Lucas Lobo
Assistência de direção: Nickson
Produção: Ana C. Felix
Roteiro: Kyan Loza Callisaya e Lucas Lobo
Direção de fotografia: Luany Maria e Kleber Silva
Direção de arte: Ana C. Felix
Direção de som: Gabriella Allegretti
Direção de montagem: Gabriella Allegretti
Assistências de set: Diego Alonso Meza, Bianca Soares
Colaboradores: Heitor Lima, Breno
Coordenação: Janaina Reis, Renato Queiroz, Daniel Neves
Professores: Janaina Reis, Renato Queiroz, Elizabeth Regina, Marcos
Campos, Daniel Neves, Diego Andrade.
Design Gráfico: Rafael Vieira.
Redes sociais:
Instagram:
@companhiabueiroaberto
@batalhas.doc
@44horas.doc
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw
Blogs:
https://zineguetometragem.blogspot.com/?m=1
https://oficinafilmedebairro.blogspot.com/?m=1
Serviço:
Mostra Filme de Bairro
Data: 31 de janeiro de 2026
Horário: 18h
Local: Teatro Padre Bento – Rua Francisco Foot n° 03.
Classificação indicativa: livre.
Entrada gratuita.
