Cia. Do Caminho Velho estreia o filme-espetáculo Não Urine no Chão
Perfo-tragédia contemporânea narra os infortúnios e os niilismos desses homens carentes de afetos e humanidade
Entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro acontece a estreia online do filme-espetáculo Não Urine no Chão, de Marcus Groza, com direção de Alex Araújo, na sua versão com LIBRAS realizada por Marta Paiva. A apresentação será do canal de Youtube da Cia. Do Caminho Velho, às 20h. A obra foi financiada pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos.
A obra mostra a reprodução social de valores patriarcais e da violência inserida no processo de socialização dos meninos e dos homens na vida adulta. Assim, o texto dramatúrgico faz reverberar alguns hábitos da memória juvenil (como os montinhos e cuecões, brincadeiras violentas entre meninos), para em sua segunda parte enfocar os graus extremos do “esculacho” e da violência.
Arquitetado a partir de personagens masculinos, Não Urine no Chão apresenta três figuras referidas por suas vestimentas: Jovem de Macacão Roxo, homossexual; Cobertor Enxuga-Poça, um morador de rua, “mineiro” do cobre que obtém ao derreter fios retirados de motores velhos; Homem de Terno, empresário bem-sucedido, casado, de meia idade e vida dupla.
A encenação foi adaptada para uma intersecção entre teatro e o audiovisual e, segundo o diretor Alex Araújo, adota como pontos a serem perseguidos a construção do gesto, do deslocamento e da dança das relações entre personagens repletos de contradições. “Isto dá carne a tais figuras masculinas que surgem da margem, do sujo, da sarjeta, sendo ou violentadas ou agentes de violência e estando sempre em contato com o que há de lixo e de degradação, típicas das grandes cidades”, complementa Araújo.
Uma obra que sensibiliza, Não Urine no Chão é uma espécie de perfo-tragédia contemporânea que narra os infortúnios e os niilismos desses homens carentes de afetos e humanidade. Fala sobretudo da miséria e da arrogância do bicho homem.
Ficha Técnica:
Direção: Alex Araújo
Dramaturgia: Marcus Groza
Atuação: Carolina Erschfeld, Santos Chagas, Sérgio Ponti
Orientação Cênica: Luiz Fernando Marques
Sonoplastia: Natacha Maurer e Marcelo Muniz
Figurino: Renan Marcondes
Consultoria em cenografia: Telumi Hellen
Cenografia: Marcus Groza
Cenotecnia: Fernando Selmer
Tradução em Libras: Marta Paiva
Designer: Ana Gabriela Abrão
Câmeras: Max Maurer e Natacha Maurer
Som direto: Suze Mota
Montagem e finalização: Max Maurer e Suze Mota
Fotos e Programa:
https://drive.google.com/drive/folders/1BpH4psJWKE-0HsxZPCdULO62pBe4F0NK?usp=sharing
Serviços
Data: de 26 de setembro a 4 de outubro
Horário: 20h
Local: O espetáculo será transmitido online, no canal do Youtube da Cia. do Caminho Velho
Link: https://www.youtube.com/user/ciadocaminhovelho
Classificação: 16 anos
Duração: 58 minutos
O projeto ‘Não Urine no Chão’, 005 FMC/2020 é beneficiado pela Lei 9.069 de 13 de dezembro de 2013. O conteúdo desta obra é responsabilidade exclusiva do autor e não representa opiniões dos membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura ou da Fundação Cassiano Ricardo.