Cineclube Incinerante exibe clássico do cinema marginal e o novo filme de Andre Okuma
Sessão marca abertura das exibições gratuitas realizadas pelo coletivo em 2023
No próximo sábado, dia 25 de fevereiro, a partir das 19h, o Cineclube Incinerante realiza a exibição do longa-metragem Sem Essa, Aranha e do curta-metragem Entreportais. A sessão acontece no Ateliê do Coletivo 308, na Ponte Grande.
Sem Essa, Aranha é um clássico do cinema marginal, dirigido por Rogério Sganzerla, em 1970. Este é o terceiro filme do diretor, que foi antecedido por outros dois ícones do cinema nacional: O Bandido da Luz Vermelha (1968) e Copacabana Mon Amour (1970). Em Sem Essa, Aranha, Sganzerla usa a trajetória de um magnata do jogo do bicho para satirizar o atraso político, econômico e cultural da elite brasileira.
A sessão conta ainda com a exibição do curta-metragem Entreportais. A produção foi finalizada em 2023, com a concepção de Adriano Castelo, produção de Tatiana Mohr, performances de Adriano Castelo e Telmo Rocha, além de direção de fotografia e montagem de André Okuma e Reiko Otake. Entreportais é um vídeo performance que faz parte do projeto Criaturas Instrumentosas. Ele busca ressignificar o uso de materiais e integrar linguagens artísticas, reunindo princípios e conceitos de artes plásticas, música, poesia e cinema.
A entrada para o evento é gratuita e, após a exibição, haverá um debate entre os presentes.
O Ateliê do Coletivo 308 fica na Rua Paschoalina Migliorini, 121, na Ponte Grande – Guarulhos/SP.