Cineclube Incinerante reúne curtas produzidos pela Lei Paulo Gustavo em sessão na Biblioteca Monteiro Lobato
Programação conta com a exibição dos filmes Vingança, Além do Concreto e outro título surpresa
O Cineclube Incinerante, coletivo de cineclubistas da cidade, promove a exibição de três curtas-metragens produzidos em Guarulhos com recursos da Lei Paulo Gustavo no dia 22 de fevereiro, sábado, às 19h, no auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro. A sessão é gratuita e conta com audiodescrição, tradução em Libras e legenda descritiva.
A programação conta com a exibição dos filmes Vingança, de Eduardo Campos, Mari Penteado e Renata Carvalho, Além do Concreto, dirigido por Rodrigo Medrado e produzido pela Saúva, e outro título surpresa. A sessão será mediada por Edson Kiyoshi Murata, um dos cofundadores do Cineclube e professor de História de Cinema nas oficinas do coletivo Kinoférico, na região do bairro dos Pimentas.
Em Vingança, a narrativa se desdobra a partir de um dia na vida de Virgínia, uma mulher trans de 43 anos que trabalha como agente comunitária de saúde de Guarulhos. Acompanhamos encontros e estranhamentos ao longo da sua rotina, marcada por afetos, tensões, sonho e – sobretudo – resistência.
Já em Além do Concreto, Medrado traz os depoimentos de cinco mestres da cultura popular, o poeta cordelista Bosco Maciel, o violeiro Antony Ventura, a artesã indígena Maria Pankararé, o luthier Di Oriente e o Pai Luiz do Terreiro Quiguiriça, para mostrar o modo como preservam suas tradições e ressignificam a vida em meio às incoerências do cotidiano, em que o trabalho aparece como promessa de um futuro melhor.
A exibição dos curtas é a última sessão do projeto do Cineclube Incinerante, também contemplado pelo FunCultura e Lei Paulo Gustavo, e que ofereceu uma série de exibições gratuitas em diversos espaços culturais da cidade.
A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439 – Centro, Guarulhos/SP.