fbpx
CríticaOpinião

Cinema que me Representa: A Noite Amarela

Filme do diretor Ramon Porto Mota trabalha com o suspense e o domínio da linguagem do cinema e da estética surrealista

Por Fernanda Carvalho

A Noite Amarela (Brasil, 2019, Paraíba, 100 min, 12 anos) é um filme de ficção que trabalha o suspense do início ao fim. O filme traz a história de 7 jovens que viajam a Arco Velho e vivem uma grande aventura. As primeiras imagens do filme são de geometrias, não fica muito claro o porquê, mas durante o desenrolar da história, vamos entendendo a escolha do diretor. Nesta história os jovens recém formados vão até a cidade aproveitar juntos o final de semana. Karina, uma jovem aparentemente deslocada, é quem nos guia nessa trama. Logo ao abrir o filme, Karina está deitada em uma balsa e como em um mergulho entramos na mente dela é uma sensação de estarmos em um filme dos anos 70 ou até mesmo o grande “Tubarão”. 

Ao chegarmos em Arco Velho com os jovens, somos tomados por uma noite amarela; a luz neste filme é muito importante e não deixa a desejar em nenhum momento. Vivemos em uma noite amarela com ela, em uma mistura surreal e real. O roteiro discute física quântica e, da maneira que é abordada, a física torna-se interessante para o público: multiversos e linhas temporais são assuntos tratados na trama.

A direção de Ramon sabe trabalhar com o suspense e o domínio da linguagem do cinema e da estética surrealista. Com movimento, cortes inteligentes e precisos cria a ação e imergimos com as personagens. 

Em diversos momentos nos perguntamos, será que a direção irá conseguir uma crescente no filme? Pois ele inicia tão forte, que por vezes nos questionamos se é possível e somos surpreendidos com um arco crescente das ações que desembocam em um desfecho muito bem organizado. A fotografia do filme é coerente com a proposta do roteiro e a escolha das locações são inteligentes, aproveitando ao máximo a noite e o que é possível ser subtraído dela. Já a sonoplastia está totalmente a serviço da cena, muito bem amarrada. O elenco apesar de jovem, demonstra experiência e domínio das personagens, constroem uma química e uma empatia no público.

Assista: https://www.itauculturalplay.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo