fbpx
CríticaOpinião

Cinema que me Representa: Yãmiyhex – As Mulheres – Espíritos

Filme documentário de Isael e Sueli Maxakali fala do povo Maxakali, aldeia localizada em Minas Gerais, narrativa sob a ótica de uma mulher indígena

Por Fernanda Carvalho

O documentário Yãmiyhex – As Mulheres – Espíritos (Brasil, 2019,  Minas Gerais, 76 min) fala do Povo Maxakali, aldeia localizada em Minas Gerais. A narrativa é feita por uma indígena. A história aborda o ritual YAMIYHEX, no qual os espíritos das mulheres antigas desse povoado vêm visitar e por dias ficam com seus descendentes. Neste período, outros espíritos também vêm para a aldeia e tudo termina em um grande festejo.

A narrativa inicia de uma forma quase teatral, que recria a mitologia do povo e conta como as mulheres viraram espíritos.

No decorrer do filme nos encantamos com uma bela fotografia. Outro ponto forte é o áudio do documentário, muito bem produzido. 

Em uma mistura de inocência e criatividade, a direção nos leva em um mergulho a um lugar fantástico e em um ritual profundo que também nos envolve de maneira teatral, somos o público assistindo uma obra que foi orquestrada há muitos anos atrás pelos ancestrais.

Os cortes trazem dinâmica para o filme e estão à serviço de retratar o ritual, então, por mais que tenhamos várias belas imagens, o foco é documentar a ação dentro delas.

Interessante como a forma que a obra nos é apresentada faz com que possamos conhecer os ‘Brasis’ que existem, pois por muitas vezes, o filme nos remete a outro tempo e espaço de uma forma leve quase que de brincadeira, além de ser um documento importante para as futuras gerações.

Assista: https://www.itauculturalplay.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo