fbpx
Notícias

Coletivo Fotógrafas Guarulhenses lança exposição em homenagem a Araci Borges Martins

Servidora pública era grande entusiasta e apoiadora das artes e da cultura na cidade

Até o dia 20 de julho, o Coletivo Fotógrafas Guarulhenses estará com inscrições abertas para a exposição coletiva “Memórias do Olhar”, uma homenagem a Araci Borges Martins. A iniciativa tem como objetivo divulgar o trabalho fotográfico de mulheres e é destinado a fotógrafas entusiastas, amadoras ou profissionais, acima de 18 anos, de todo território nacional e fora do país.

As interessadas podem se inscrever pelo e-mail fotografiaguaru@gmail.com. No campo assunto, identificar “Expo Coletiva FG 2021” e, no corpo do e-mail, informar nome completo, nome artístico, cidade, idade, redes sociais, e breve texto sobre as fotografias inscritas. É necessário ainda anexar até cinco fotos devidamente identificadas, além de retrato da autora. A inscrição com envio de material já garante a participação no evento.

Devido a pandemia, a Expo Coletiva FG 2021 será exibida virtualmente nas redes sociais do coletivo no FacebookInstagram e no site www.fotografasgru.com.br, a partir do dia 12 de agosto. A inscrição é gratuita e pode ser individual ou coletiva. Não serão aceitas imagens de cunho preconceituoso, violência ou apologia a atividades ilícitas. A inscrição autoriza o coletivo Fotógrafas Guarulhenses a usar as imagens na expo e em divulgações sem nenhum custo, garantido sempre os devidos créditos autorais.

Sobre o tema

O tema deste ano, “Memórias do Olhar”, é uma provocação às fotografias documentais, jornalísticas e históricas. De acordo com o Dicionário do Patrimônio Cultural: Fotografia – IPHAN, “Um híbrido entre técnica e arte, a fotografia se tornou um eficaz instrumento para o campo da preservação cultural, devido às suas características de fornecer registros, de servir como fonte histórica e como documento visual, e de ser ela própria um bem cultural, imbuído de memória, identidade, e valores individuais e coletivos.”

Araci Borges Martins

Araci Borges Martins era uma entusiasta e apoiadora das artes e da cultura em geral, e principalmente da guarulhense. Sempre que podia, não se furtava em colaborar com as ações dos artistas da cidade. Foi servidora pública por décadas, passando por várias secretarias, e nos últimos tempos era coordenadora do Arquivo Histórico de Guarulhos, e como sempre foi, se dedicava ao trabalho muito além das suas obrigações funcionais.

A Exposição Coletiva “Memórias do Olhar” é uma homenagem do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses ao legado de trabalho, ética, solidariedade, amizade, incentivo, apoio e luta por políticas públicas efetivas que Araci deixou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo