fbpx
Perfil

Conheça o histórico e a trajetória de atuação da Cia de Teatro Pimentardida

Trupe surgiu em 2015, do projeto cultural “Teatro na Comunidade”, implantado nos CEUs de Guarulhos

Por Kaulaine Souza

A Companhia de Teatro PimentArdida  nasceu em 2015, devido ao sonho de alunos do projeto cultural teatral “Teatro na Comunidade”, implantado nos CEUS da cidade de Guarulhos/SP, com a finalidade de levar arte e cultura para a população das periferias por meio de montagens teatrais. A primeira peça encenada pelo grupo foi “Ubu Rei” no mês de novembro do mesmo ano. Com o fim do projeto social os estudantes decidiram, sob o comando de Ítalo Soares, oficializar a Companhia e a partir de 2016 a trupe iniciou sua trajetória artística.

O principal objetivo do grupo teatral é demonstrar a diversidade cultural em nossas cidades, por meio de exibições para pessoas mais vulneráveis, que não frequentam espaços convencionais, desse modo proporcionando acesso a cultura de forma gratuita a esse público. O PimentArdida busca levar o conceito que a ética e o respeito ao próximo são fundamentais em relacionamentos interpessoais. Para alcançar essa meta os atores interagem com o público ao final de cada apresentação. Os membros da equipe colocam em debate a visão e o entendimento que os espectadores tiveram sobre o tema encenado, com isso a companhia incentiva a reflexão das pessoas sobre seu papel na sociedade.

Foto da Cia de Teatro PimentArdida
Foto: Arquivo da Cia no Facebook

“Nós entendemos a importância da cultura para a formação social, para a fruição da sociedade de uma forma mais igualitária. O PimentArdida é um grupo que vai incomodar, nós estamos aqui para arder, vamos arder no ouvido das pessoas”, declara o idealizador da Cia, Ítalo Soares, que vê sua criação crescer a cada entrada no palco.

Desde a primeira apresentação da peça “UBU REI” no Teatro Adamastor em Guarulhos, que contou com a presença de 250 espectadores mesmo com tempestade no município, o público não para de aumentar. Até a presente data as montagens da Companhia PimentArdida já foram vistas por mais de 10.000 pessoas, sendo que no ano de 2020 não ocorreram encenações devido ao isolamento social imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus, o que obrigou o grupo a se afastar dos palcos e somente fazer ensaios online.

O ano de 2020 não foi de todo perdido. No mês de novembro a Companhia de Teatro PimentArdida teve três projetos aprovados no Inciso 3º da Lei Aldir Blanc. Foram contemplados os espetáculos “UBU REI”, “Inferno Nacional” e “Teatro Social”, para apresentação na cidade de Guarulhos. Com isso a equipe começa 2021 prospectando espaços para as encenações, que tem previsão de estreia para março com a peça “Ubu Rei”. A trupe começa a ensaiar sua mais nova montagem, “Retratos”, com expectativa de primeira exibição para o segundo semestre de 2021.

TRABALHOS APRESENTADOS

A Companhia de Teatro PimentArdida já subiu ao palco para encenar as peças “Ubu Rei”, “Quem Roubou as Cebolinhas do Vovô”, “Inferno Nacional” e “A História dos Três Porquinhos”, as performances “Traduzindo: A Rosa de Asfalto” e “Mundo que eu Quero” e o musical “Inferno Nacional”.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

O grupo teatral já interpretou suas montagens em eventos destinados a disseminação da cultura e das artes cênicas no “Salão do Livro”, no “Festival Arte na Rua – Dia do Teatro” organizado pela Rede Globo de São Paulo, “Mostra do Fundo Social de Solidariedade de Osasco”, “Mostra Achados e Perdidos”, “Festival Cena Norte”, “Virada Cultural Paulista 2017” e “Mostra Teatro Social”.

PRÓXIMAS MONTAGENS

A Cia está com duas montagens em andamento “O Assassinato de Manoel Soares” que estreia junto com o projeto Teatro Social e o espetaculo “Retratos” previsto para o segundo semestre de 2021.

PARCERIA

Desde o ano de 2018 a Companhia de Teatro PimentArdida tem parceria com a Ong Ação Vida fazendo apresentações sem fins lucrativos, com a finalidade de arrecadação de alimentos e agasalhos para os assistidos pela entidade. Até o momento essas ações já coletaram mais de ¼ de tonelada de gêneros alimentícios e uma boa quantidade de roupas.

INTEGRANTES DA CIA

Italo Soares, Kaulaine Souza, Filipe Dynniz, David Oliveira, Luana Albulquerque, Fernanda Lima e Kevin Vitor.

SERVIÇO:

Kaulaine Souza – Assessora de Comunicação

Email: kaulaine.ascom@gmail.com

Telefone: 11 9 9925 1769

REDES SOCIAIS:

Facebook: Cia de Teatro PimentArdida

Instagram: @ciapimentardida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo