fbpx
Notícias

Cultura popular tem programação de destaque na Virada Cultural Paulista

Além do Palco Brasis, na Praça das Artes, no centro de São Paulo, Virada Cultural do Pertencimento acontece em 12 regiões da capital

Mais de 24 horas de programação que acontecem em 22 palcos espalhados em 12 regiões da capital paulista. Nos dias 18 e 19 de maio, São Paulo recebe a Virada Cultural do Pertencimento 2024, evento realizado pela Secretaria de Cultura com programação cultural diversificada e gratuita.

O Palco Brasis, na Praça das Artes (Av. São João, 281), bem no coração do centro antigo entre as estações Anhangabaú e São Bento do metrô, recebe programação voltada às tradições populares, uma encruzilhada entre tradição, arte, tecnologia e vivência com curadoria que promete encantar os apaixonados pela Cultura Popular.

Festa da ritualização do cotidiano, que estreita e funda novos laços, a programação do Palco Brasis traduz-se em performances, mappings, instalações e cortejos, sejam estes folguedos, gingas ou batuques. A iniciativa amplia o diálogo da cultura popular com o conceito da Virada Cultural do Pertencimento e garante ao público muito mais que uma programação vibrante, mas também a oportunidade de vivenciar o lugar da simplicidade, do saber coletivo, das tradições e ancestralidade.

Nas congadas do interior paulista e mineiro, a programação destaca os cortejos da Congada de Santa Ifigênia, de Mogi das Cruzes (SP), Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria (SP), a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo (MG) e a Roda de Congo Gabiroba, além da instalação Fé-sta, que conta com uma instalação aérea e personagens do folguedo brasileiro.

Na música, o Palco Brasis recebe shows de Coco Raízes de Arcoverde, Trio Mocotó, Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, Jongo do Tamandaré encontra Jongo da Serrinha, Tambor de Crioula do Mestre Amaral encontra Tambor de Crioula do Grupo Cupuaçu, Nega Duda canta Clementina de Jesus, Clarianas convida Alessandra Leão e Olodum.

Para conferir a programação completa, acesse https://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/.

Palco Brasis – Praça das Artes

17h – Coco Raízes de Arcoverde (PE)

18h – Congada de Santa Efigênia (SP)

19h – Trio Mocotó (SP)

20h – Terno de Congo de Sainha dos Irmãos Paiva (SP)

21h – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

22h – Nação do Maracatu Porto Rico (PE)

23h – Jongo do Tamandaré encontra Jongo da Serrinha (SP e RJ)

2h – Tambor de Criola do Mestre Amaral encontra Tambor de Criola do Grupo Cupuaçu (MA)

10h30 – Flor Ribeirinha (MT)

11h – Samba Lenço de Mauá (SP)

12h – Nega Duda canta Clementina de Jesus (BA)

13h – Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo (MG)

14h – Clarianas convida Alessandra Leão (SP e PE)

15h – Roda de Congo Gabiroba (ES)

16h – Olodum (BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo