Curta-metragem de Anuby Messias é tema de encontro sobre produção e distribuição audiovisual
Além de celebrar e trocar experiências e conhecimentos, participantes terão acesso a um novo modo de fazer cinema
Um dia repleto de atividades para celebrar e trocar experiências e conhecimentos sobre a produção audiovisual. No próximo domingo, dia 22 de outubro, a partir das 8h, a equipe de produção do filme IRA – A travesti na escravidão, da cineasta Anuby Messias, promove encontro com workshops, debates e exibição de corte do filme e diálogos sobre possibilidades para alcançar e mobilizar espectadores. O encontro é gratuito e acontece na sede do Sinpro Guarulhos, no Jardim Santa Francisca.
Para participar, os interessados devem preencher formulário disponível em forms.gle/dfLPAAr7a2vwqBmU8. Além de workshop com o produtor Heverton Lima, que vai mostrar ferramentas básicas para idealização de projetos de cinema que tenham o desejo de mudar o mundo, o evento conta com visionamento de trechos do material do filme e conversa com Yuri Amaral e Anuby Messias sobre o processo de montagem do filme e encontro sobre a proposta de criação do Geoparque Ciclo do Ouro em Guarulhos.
“Sempre sonhei em ter um curta-metragem aprovado pelo ProAc e, assim que eu consegui, fiquei extremamente feliz e contemplada, já que estamos no país que mais mata pessoas trans no mundo e onde cerca de 90% das mulheres trans ainda estão na indústria pornográfica”, declarou Anubis Messias em seu perfil no Instagram.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas e produzido pela Milupanda Produções.
O Sinpro Guarulhos fica na Rua Carlos Leal Evans, 73 – Jardim Santa Francisca, Guarulhos – SP.
Confira a programação do encontro
8h às 9h – Café da Manhã e falas de abertura
9h às 10h30 – Encontro sobre a história de Guarulhos no período do primeiro Ciclo do Ouro e a proposta de criação do Geoparque Ciclo do Ouro
10h30 às 11h – Descanso, prosa e café
11h às 12h – Visionamento de trechos do material do filme e conversa com Yuri Amaral e Anuby Messias sobre o processo de montagem do filme
12h às 13h30 – Almoço
13h45 às 14h – Retorno e café
14h às 16h – Workshop de Distribuição de Impacto com Heverton Lima (Encontro 1 – apresentação da metodologia desenvolvida pelo Doc Society em tradução realizada pelo DOCSP)
16h às 16h15 – Café
16h15 às 16h30 – Visionamento do filme IRA – A travesti na escravidão
16h30 às 18h – Workshop de Distribuição de Impacto com Heverton Lima (Encontro 2 – aplicação da metodologia no curta-metragem IRA)
Sobre os convidados
Yuri Amaral – Formado na ECA orientado pela Vânia Debs, montou mais de vinte documentários longas metragens, dentre os quais foi recentemente premiado por RACIONAIS MCs (ABC), ESPERO TUA REVOLTA (CinePE) e NEIRUD (Olhar de Cinema).
Heverton Lima – professor na ESPM, produtor executivo e sócio da Paideia Filmes. Produziu o lançamento de Democracia em Vertigem, de Petra Costa; é produtor executivo dos documentários Platamama, Eleições e Meu Corpo é Político, de Alice Riff; e das ficções Guigo Offline e do curta Marina não vai à praia. Seus filmes marcaram presença em festivais como Dok Leipzig, Visions du Réel, Bafici, Havana, e outros.