Dando Voz às Palavras: escritora Edilaine Soares avalia encontros em circulação por Guarulhos e São Paulo
Durante os encontros, escritora recebeu relatos de pessoas motivadas a buscar ajuda profissional e adotar hábitos saudáveis, preocupadas em reservar tempo para si mesmo, mesmo em meio às rotinas
A circulação do projeto cultural Dando voz às Palavras por espaços públicos de Guarulhos e São Paulo chegou ao fim, mas deixou aquele gostinho de quero mais. A idealizadora do Projeto, a escritora Edilaine Soares, avaliou metodologicamente os resultados dos encontros, que tiveram início em agosto, e que objetivaram, sobretudo, incentivar o hábito da leitura.
O romance O Caos em mim, que serviu como base para a realização de debates e rodas de conversa, aborda a temática da depressão, tema que além de sensibilizar e engajar o público juvenil e adultos na discussão de questões de saúde mental, também reforçou a importância da literatura como um meio terapêutico.
Pessoas muito jovens e também adultos em situações de vulnerabilidade tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias. “Nesse contexto, o propósito do projeto, qual seja, promover a literatura como ferramenta de reflexão, conscientização e superação de desafios emocionais, alcançou seus objetivos ao ressoar com a realidade de muitos, inspirando esperança, autoconhecimento e superação”, pontuou Edilaine Soares.
Com impacto direto em mais de 400 pessoas, participantes de uma das 16 rodas de conversa e que receberam gratuitamente um exemplar do livro, a divulgação do projeto obteve resultados expressivos, com mais de 156 mil pessoas alcançadas.
“Além de fomentar a literatura e a cultura na comunidade local, o projeto também promoveu a inclusão e a disseminação de conhecimentos que impactam positivamente a sociedade”, explicou a escritora.
Dentre os resultados, chama ainda a atenção o retorno do público participante em respostas obtidas por meio de pesquisa de satisfação, que focaram na relevância do conteúdo para o cotidiano dos participantes, questões como mediação da escritora, locais dos encontros e incentivo à leitura, entre outras. Em todos os quesitos, as respostas figuram com notas máximas, expressando números acima de 88% de satisfação.
Ainda de acordo com a pesquisa, sobre a importância do evento e sua contribuição para o dia a dia dos participantes, é possível observar que os encontros propiciaram reflexões sobre saúde mental, incentivo ao autocuidado e conscientização sobre depressão e ansiedade e, promovendo empatia e ajuda. Em muitos dos encontros, a escritora também recebeu relatos de pessoas motivadas a buscar ajuda profissional e adotar hábitos saudáveis, preocupadas em reservar tempo para si mesmo, mesmo em meio às rotinas, ampliação de conhecimento para apoiar outras pessoas e compreender melhor suas condições emocionais.
Os encontros do projeto Dando Voz às Palavras em 2024 foram realizados por meio do FunCultura, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo. Para o próximo ano, Edilaine Soares teve o projeto Vozes do Silêncio aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que além de rodas de conversa sobre o tema no segundo semestre também prevê a publicação de livro sobre a violência doméstica.
Para mais informações sobre os projetos da escritora, siga o perfil do Instagram @poesiadoslivros.