Desconectar: novo single de Elís Lucas é convite para sair das redes e deitar na rede
Nova música aborda os impactos do excesso de uso de celular e sugere a busca por uma vida mais offline
Por Bea Mazzei
De acordo com pesquisa Global Digital Overview, brasileiros passam cerca de 3 horas e 30 minutos por dia nas redes sociais. O estudo também mostra que cada usuário fica, em média, 100 dias por ano conectado à internet.
Foi esse cenário que inspirou Elís Lucas a compor “Desconectar”, seu novo single que nasce a partir do incômodo com com o permanente estado de urgência e instantaneidade imposto pelas redes sociais. Trazendo a sonoridade da MPB, a música reflete em seus versos, o modo de vida hiperconectado da sociedade atual e tudo que se perde ao passar tempo demais nas redes.
“Quantas coisas passaram pela janela, mas você não observou porque estava com a cabeça baixa olhando para a tela do celular? Quantos sorrisos você não viu?” Essas são as reflexões que norteiam o single. “Atualmente existem várias formas de nos capturar nessa rede. Desconectar é essa reflexão, essa observação diante dos conteúdos e o impacto emocional que elas causam, além do convite para se deitar em outro tipo de rede”, conta a artista.
O single é o sexto lançamento de 2024 da Coletânea Clam, do coletivo e selo musical Projeto Clam, que está há 17 anos na linha de frente da arte e cultura da cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A Coletânea Clam reúne singles de artistas da cena independente da cidade. Ao longo do ano, haverá 1 lançamento por mês com o intuito de manter o público em contato com as obras e com o projeto como um todo, que se encerra no fim do ano com exposição de fotografias e um festival musical dia 23 de Novembro no Teatro Padre Bento, em Guarulhos.
Elís Lucas é cantora, compositora, violonista, sonoplasta e jornalista. Nascida em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a multiartista iniciou sua carreira com a banda Luneta Vinil em 2013, com a qual gravou o EP Tanta Coisa Pra Falar (2014) e o álbum Tocando Amores (2017), este último, com show de lançamento no conceituado Bar Brahma, no centro de São Paulo. Em 2015, participou da gravação do single Abaixo do Nível do Mar, do artista e amigo Edgar.
Em 2021, Elís iniciou carreira solo com o lançamento de uma sequência de singles com participações de músicos renomados, como Bubu Trompete, conhecido pelos metais dos Los Hermanos, Rubel, e Thiago Leal, baixista e produtor que acompanha artistas como Castello Branco e Ana Gabriela. Também estudou composição com Romulo Fróes, compositor conhecido pela canção que deu título ao disco “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, composto em parceria com Alice Coutinho.
Identidade visual
Para incentivar diversas formas de arte, o Projeto Clam convidou artistas de Guarulhos para realizar a foto e capa de divulgação do single. A fotografia fica a cargo de Wagner Monteiro, formado em fotografia de moda e atuante no segmento de arte e cultura. As fotografias foram inspiradas na cena musical brasileira dos anos 70. Já a capa do single foi desenvolvida por Nicole Pinheiro, formada em História da Arte, produtora cultural, educadora e artista visual.
“Desconectando” por Elis Lucas: http://tratore.ffm.to/elislucas
Ficha técnica: Desconectar – Elís Lucas
Composição e voz: Elís Lucas
Guitarra e Violão de Nylon: Will Carbônica @will_carbonica
Baixo, Bateria e Hammond: Denno @dennis.ragonha
Percussão: Cris Aroli @cris.aroli
Sax: Edson Teles: o_edson_teles
Direção artística e Produção Fonográfica e Musical : Will Carbônica @will_carbonica
Produção técnica: Juan de Las @juandelasoficial
Produção, Gravação, Mixagem, Masterização: Dennis Ragonha @dennis.ragonha
Arte de Capa: Nicole Pinheiro @nick.ou.cole
Fotos: Wagner Monteiro @wagnermonteiroh
Assessoria de imprensa Bea Mazzei @beamazzei_
Produção Executiva: Pamela Regina @pami_regina
Assistente de produção: Cláudio Jr. @claudiojr7silva
Comunicação visual: Will Carbônica
Making-off: Renato Pascoal @renatopascoal