Dia Mundial do Meio Ambiente
Guarulhos celebra data com lançamento de longa-metragem sobre a 12ª Mostra de Teatro de Rua
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo sábado (5), o Movimento Cabuçu apresenta Cabuçu – Brasil Arte e Resistência na Pandemia, documentário produzido durante os eventos artísticos da 12ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos. Realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do FunCultura, o longa-metragem tem aproximadamente 75 minutos e será exibido às 18h no canal do coletivo no YouTube, no endereço https://youtube.com/user/MovimentoCabucu.
Para mostrar o alcance nacional do evento em mais um projeto, o longa-metragem trabalha discussões e reflexões ambientais promovidas desde a primeira edição da mostra, realizada em 2009. “O intercâmbio entre diferentes cidades e estados do país foi de extrema importância, pois trouxe para esta mostra um tempero diferente, mesmo em meio a um momento sensível de pandemia e escassez dentro de toda classe artística”, observou Rodrigo Maia, produtor geral do evento.
Para Jennifer Bueno, atriz e integrante da equipe de comunicação da mostra, o uso dos recursos audiovisuais vão ao encontro do objetivo da própria mostra. “Contribuir para mudanças ambientais por meio das artes é muito importante para todos nós. Ter a nossa história documentada em filme é essencial, pois evidencia a realidade de nossos moradores, as inquietações e visões dos nossos artistas e, assim, também funciona como ferramenta de transformação”, explica Jennifer.
À luz da 12ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, a diretora do longa-metragem, Janaina Reis, observa que fazer arte em tempos tão dolorosos ajuda a manter o equilíbrio. “Todas as artes e seus artistas passaram por momentos de adaptação frente à nova realidade deste fazer. Desde o princípio, o filme assume uma estética pandêmica, usando gravações caseiras e também depoimentos coletados de modo tradicional, para garantir o registro histórico deste momento e mostrar que não nos intimidamos frente às dificuldades, pois a arte, assim como as águas, sempre encontra um caminho”.
Mostra de Teatro de Rua
Esta é a segunda obra audiovisual da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos desenvolvida com direção de Janaína Reis. Janaina também dirigiu o curta-metragem Olha o Teatro no Meio da Rua, com a Companhia Bueiro Aberto, da qual também faz parte, e que traça um histórico do evento.
“Os desafios técnicos deste trabalho foram imensos, porém desde sua concepção sabíamos da existência deles, o que nos possibilitou buscar soluções para trazer ao filme a cara que ele tem e que acabou se tornando o registro de um momento vivido, além das artes de rua, mas também pelo audiovisual”, observa Rafael Vieira, editor do documentário.
Em Cabuçu – Brasil Arte e Resistência na Pandemia a ideia foi trazer um olhar para os artistas que participaram da mostra e de como a pandemia impactou essas manifestações artísticas pelo Brasil afora.
“Em sua 12ª edição, a mostra e seu longa-metragem transcendem seu formato de exibição, indo ao público numa exposição totalmente virtual com várias linguagens artísticas, extraindo um novo paradigma até mesmo aos nossos rueiros”, afirma Oziel Souza, um dos idealizadores da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos e diretor geral do evento.
Para saber mais sobre o Movimento Cabuçu, acesse a fanpage no Facebook: facebook.com/Cabucucantareira.
Serviço
Estreia do documentário Cabuçu-Brasil Arte e Resistência na Pandemia
Data: sábado, 5 de junho
Horário: 18h
Transmissão pelo YouTube: https://youtube.com/user/MovimentoCabucu