fbpx
Notícias

Diego Dionísio é confirmado como diretor artístico do Festival Negritudes Globo 2023

Evento, que acontece na próxima terça, dia 3 de outubro, na Cinemateca Brasileira, celebra narrativas negras no audiovisual brasileiro

A 2ª edição do Festival Negritudes Globo, uma iniciativa da plataforma Negritudes que celebra narrativas negras no audiovisual brasileiro, está chegando cheia de novidades. Aberto ao público pela primeira vez, o evento conta com direção artística de palco do jornalista e curador guarulhense Diego Dionísio. O Festival Negritudes Globo, que acontece no próximo dia 3 de outubro, terça-feira, das 9h às 20h30, na Cinemateca Brasileira, tem transmissão ao vivo pelos canais Globoplay e Futura. 

Além de fomentar trocas e conexões profissionais, o festival promove rodas de conversas com palestrantes nacionais e internacionais, e discute formas de se produzir mais conteúdo cultural sob a perspectiva de pessoas negras tanto em eventos quanto nas redes sociais. 

“Mais que reforçar seu compromisso de promover a diversidade e a inclusão em suas equipes e conteúdos, o Festival Negritudes Globo se mostra como excelente oportunidade para reunir algumas das principais personalidades negras do país em torno de temáticas que se relacionam com o fazer artístico e o processo criativo, mas também com a perspectiva de se pensar uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva em seus aspectos sociais, culturais, artísticos, econômicos, midiáticos, entre outros”, explica Dionísio.

Satisfeito com o convite e com o reconhecimento de trajetória de mais de 20 anos de atuação no mercado cultural e da economia criativa, Dionísio conta que, no palco e ao longo de toda a programação, vai dirigir os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, além do jornalista Tiago Rogero, entre outros nomes já confirmados nesta edição.

Diego Dionísio esteve à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e Salvador, entre outros municípios e cidades brasileiras. No Bosque Maia, em Guarulhos, Dionísio produziu o “Arraiá Arte Na Rua”, em parceria com a Rede Globo, e as duas últimas edições do Arraial Guarulhos.

Nos últimos anos, intensificou a pesquisa em cultura popular com artistas guarulhenses, atuando na produção de eventos e montagens teatrais, cujas performances valorizam as histórias e os clássicos do cancioneiro das festas juninas, natalinas e regionais. Por meio da Lei Aldir Blanc, buscou a essência da tradicional Festa da Carpição, na região do Bonsucesso, onde estabeleceu relações com diferentes manifestações da Cultura Popular por meio do projeto Carpição Ressignificação e Permanência, que contemplou os grupos participantes dos festejos com música, culinária e rodas de conversas.

Os ingressos gratuitos devem ser reservados pelo Sympla. Confira a programação completa aqui.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino – São Paulo/SP.

Foto: Gabriella Colloni (@gabicolloni).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo