Diego Dionísio faz a curadoria da 284ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso
Evento promete encher os olhos dos visitantes do Santuário, em Bonsucesso, com memórias, coloridos, dança, música e diversas manifestações artísticas em uma grande celebração da cultura popular.
A vasta trajetória em produção de eventos de visibilidade nacional e a expertise do jornalista, folclorista e produtor cultural guarulhense Diego Dionísio lhe rendeu mais uma oportunidade de se dedicar de corpo e alma à sua cidade. A convite da Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos, a edição 2025 da Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, que acontece nos dias 30 e 31 de agosto, conta com curadoria de Dionísio, que promete encher os olhos dos visitantes do Santuário, em Bonsucesso, com memórias, coloridos, dança, música e diversas manifestações artísticas em uma grande celebração da cultura popular.
“A proposta deste ano é colocar luz e reencantar a festa de forma visual, trazendo o pertencimento cultural do festejo e fortalecendo seu significado para a comunidade”, afirmou o curador. Reconhecido por sua atuação na salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, Diego Dionísio está à frente de grandes festivais artísticos que acontecem em São Paulo e Salvador, entre outros municípios e cidades brasileiras, dentre eles a Virada Cultural Paulista, o Festival Negritudes e a Virada ODS.
Além do Arraial Arte na Rua, eventos juninos realizados em Guarulhos em parceria com a Globo, ele também produziu as duas edições do Arraial Guarulhos no Bosque Maia e as duas últimas edições do Arraial TáDito, no Esporte Clube Via Galvão.
Nos últimos anos, Diego Dionísio intensificou a pesquisa em cultura popular com artistas guarulhenses, atuando na curadoria de eventos com a TáDito Produções e montagens teatrais da Cia Chegança, cujas performances valorizam as histórias e os clássicos do cancioneiro das festas juninas, natalinas e regionais.
Em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc, buscou a essência da tradicional Festa da Carpição, em Bonsucesso, onde estabeleceu relações com diferentes manifestações da Cultura Popular por meio do projeto Carpição Ressignificação e Permanência, que contemplou grupos participantes dos festejos com música, culinária e rodas de conversas.
“Costume ancestral no qual os devotos capinam o terreno ao redor da igreja como gesto de fé, pagamento de promessas ou preparação simbólica do espaço sagrado, a Carpição é uma prática profundamente enraizada na memória coletiva de Bonsucesso, que mobiliza centenas de fiéis que a mantêm viva de geração em geração”, explica Dionísio. A partir do projeto executado em 2021, Dionísio também lançou duas publicações Fé, Festas e Culinária e Fé, Festas e Violas, sobre os grupos de tradição da festa.
Destaques da 284ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso
Para garantir o sucesso da 284ª edição da festa, Dionísio traz para o público de Bonsucesso a efervescência cultural de artistas da cidade e de outras regiões ao palco principal do evento, com shows da sanfoneira Vera Bianca, do Quarteto Raiz e da cantora e violeira Adriana Farias no sábado (30), a partir das 17h, e da cantora Mariangela, Vera Bianca e Regional e do cantor e compositor Frank Aguiar, a partir das 12, no domingo.
A edição também valoriza os saberes e fazeres tradicionais por meio do conceito de Caminhos Sagrados, um percurso simbólico e cenográfico que destaca caminhadas culturais, cortejos, romarias e encontros comunitários como práticas vivas da tradição local.
Neste cenário, a celebração conta ainda com a 24ª Romaria Cultural do poeta e cordelista Bosco Maciel, que acontece no sábado, a partir das 12h. No domingo, às 13h, acontece o cortejo Viva as Folias e São Benedito, com a Folia de Reis Anjos da Anunciação, Congada de Santa Ifigênia (Mogi das Cruzes) e Batalhão de Nossa Senhora Aparecida.
Novidade
A 284ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso também traz uma novidade: a cenografia Céu Mariano – Caminho da Fé, um percurso de mais de 300 metros que liga o Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso à Capela de São Benedito, com instalação aérea de bandeiras nas cores da padroeira.
Ao longo do trajeto, totens informativos apresentarão a história da Carpição, seus significados, símbolos e importância para a memória coletiva. A festa contará ainda com visitas guiadas e uma exposição especial dedicada ao festejo como expressão cultural viva da cidade.
Centro de Cultura Popular Carpição
Além das celebrações culturais e religiosas dos dias 30 e 31 de agosto, o Centro de Cultura Popular Carpição apresenta ações culturais paralelas, como feira de artesanato e culinária afetiva e a nova edição do projeto Bonsucesso Cultura e Tradição, que no dia 23, a partir das 18h, oferece música, poesia, manifestações artísticas populares e shows do Duo Inhambu, Tony Zuc, Paulimar, Juarez Viola, Tony Sobrinho, Sueldo Fernandes, Rafael Gonza e convidados.
