Diogo Ville: músico guarulhense se prepara para o lançamento de videoclipe da música Psalm 23
Artista tem trabalho autoral e instrumental elaborado com a qualidade que o gênero exige
Por Carla Maio
Pronto para alçar outros voos e seguir firme no propósito de inspirar jovens a se ligarem e se posicionarem ao lado do caminho do bem, o músico guarulhense Diogo Ville se prepara para o lançamento do videoclipe da música Psalm 23, uma das cinco faixas que compõem o EP Tudo Ilusão, lançado em junho do ano passado, em um momento em que a Covid-19 era algo inesperado e desconhecido por todos. O lançamento do videoclipe, previsto para o mês de agosto, faz menção à esperança necessária para superação dos dias difíceis vividos durante a pandemia.
Para a gravação do videoclipe de Psalm 23 foram escolhidos locais abertos e fechados, e também contou com a participação dos músicos da faixa em modo collab, formato que se tornou bastante popular e utilizado nos últimos tempos.
Tudo Ilusão contém 5 faixas autorais e instrumentais, trabalho produzido em meio ao desafio de manter o distanciamento social, com cada um dos músicos participantes gravando de casa. A produção e mixagem foi feita por Diogo em seu próprio home estúdio, o que, segundo o músico, permitiu várias adaptações feitas no material gravado.
Para atender à qualidade sonora diferenciada da música instrumental, Diogo Ville contou com a expertise de músicos com trabalhos autorais consolidados e que já acompanharam compositores como Sizão Machado, Hermeto Pascoal, Paula Lima, Djavan, entre outros: nos vocais, a cantora Flavia K, o saxofonista Josué Lopez, o contrabaixista Sidiel Vieira, o baterista Cuca Teixeira e o trombonista Joabe Reis.
A trajetória de Diogo Ville
Artista independente, a trajetória de Diogo surpreende por sua dedicação naquilo que acredita e faz. Em 2011, participou da inauguração do CEU Presidente Dutra quando era morador da Rua Maria Paula Mota, antiga Rua Cem. Na ocasião, ele se apresentou junto com a Big Band Prata da Casa, grupo do Conservatório Municipal de Guarulhos coordenado pelo maestro Marcelo Mendonça.
Desde os 5 anos, Diogo se relaciona com a música, considerando que os primeiros anos de aprendizado aconteceram de modo autodidata. “Quando fui ao Conservatório pela primeira vez, em meados de 2007, eu já sabia bastante sobre meu instrumento base (piano/teclado) e decidi me arriscar no curso de piano erudito, com o professor Renato Figueiredo”, conta Diogo. O músico também se lembra de que estudou teoria musical com diversos professores, dentre os quais o saudoso Samuel Cardoso dos Santos, o Samuka, falecido em 2018. Diogo também foi aluno dos professores Debora Rossi, Fabio Bonvenutto e Celso Franchini. “Além do piano, eu também já me arrisquei como trombonista no Conservatório, mas decidi ser apenas especialista nas teclas”, conta.
Quando o pai de Diogo faleceu em 1996, ele tinha apenas 4 anos, era o mais novo de três filhos. Para distrair os meninos da tristeza, sua mãe comprou-lhes flautas doces. E foi assim que ela descobriu que o caçula, além de dom, gosto musical diferenciado. “Ouvíamos jazz enquanto os vizinhos ouviam as músicas do momento. Logo quando adolescente, tornei-me office-boy e, depois, contabilista em alguns escritórios de Guarulhos enquanto trabalhava com música nos finais de semana”. Em 2017, Diogo decidiu se dedicar exclusivamente à música como principal atividade profissional.
Acordes que simbolizam sentimentos
Ainda criança, Diogo ganhou o álbum Planeta Música, do contrabaixista Arthur Maia. “Depois que ouvi este disco, nunca mais deixei de ouvir música instrumental, foi amor à primeira vista, Meu irmão mais velho tocava na igreja e ele sempre ouvia discos do saxofonista Charlie Parker, então me acostumei com o gênero”, explica o músico. Não é à toa que, em meio às principais influências musicais de Diogo, é possível encontrar nomes de grandes artistas como Herbie Hancock, Chick Corea, Robert Glasper, entre outros.
Em suas músicas, Diogo procura passar uma experiência estética, dada pelo próprio gênero instrumental, mas também recorre ao recurso musical para falar de suas experiências pessoais. Assim, por meio das mensagens nelas contidas, ele deseja alcançar principalmente os mais jovens, fazendo-os ouvir música instrumental pelo menos uma vez na vida. “Na forma de ser humano, eu errei e quase destruí meu casamento. Foi então que decidi fazer um disco contando minha vida através de acordes que para mim simbolizavam o que eu sentia. O público-alvo desse trabalho são os jovens, quero inspirá-los a se arrependerem da prostituição, uso de drogas, roubo e outras coisas que fazem com que acabem com sua vida, carreira e família”.
Diogo Ville comenta cada uma das faixas do EP Tudo Ilusão, começando pela música que deu nome ao álbum: “Eu estava triste e em início de depressão, queria passar a mensagem do momento. Em Lua Colorida, eu já havia saído dos dias ruins e já enxergava cores nas coisas, sentia que tudo estava voltando ao normal. I Believe aponta para novos horizontes que vão aparecer para você mais dia menos dia, basta você acreditar. Very Special conta a história de um amigo muito especial, que chegou e começou a melhorar meus dias, me dando chances de dar a volta por cima. Por fim, Psalm 23 é uma forma de agradecer a Deus, pois nem quando eu estive tão ruim ele me abandonou.
Ainda que instrumental, os temas presentes em cada uma das músicas de Psalm 23 ultrapassam as fronteiras das palavras e se instauram em um nível de apreensão e entendimento explicável pela fé absoluta de que é possível realizar, transformar e ter anseios diferentes, basta acreditar.
Atualmente, Diogo Ville acompanha no teclado, piano e sintetizadores artistas como Cynthia Luz, MC Neguinho do Kaxeta, Flavia K. Ele também é produtor musical da cantora Jéssica Augusto. Para saber mais sobre Diogo Ville, acompanhe seu trabalho nas redes sociais pelo Instagram , Spotify e YouTube.
Foto de capa: Jo Bellissimo
Além de ser um músico excepcional, a humildade e carisma dele é incrível!
Obrigado por compartilhar sua música Diogo Ville.
Parabéns pela matéria #guarulhosCultural
Sou fã não só como músico, mas como pessoa!
Uma Grande referência 👏🏻👏🏻
Olá boa tarde. me sinto muito feliz por este jovem Diogo ville.
Venho acompanhando a vida é o trabalho dele e realmente suas experiências na vida pessoal e musical são expendida.
Tive o previlegio de assistir o lançamento do seu trabalho foi massa.
Sucesso Diogo ville.
Grande músico!
Tive oportunidade de fazer algumas aulas de teclado com ele, o cara que respira música ótimo músico e de um coração enorme.
Que Deus te abençoe meu amigo!
Diogo Ville, grande amigo e músico que tem trazido qualidade para os amantes da boa música e sonoridade, têm se empenhado ao máximo pra trazer o melhor som.
Parabéns Diogo siga firme em seus propósitos, pois realmente precisamos dessa extensa musicalidade…
Nino
Grande amigo Diogo Ville, músico de primeira top.
Onde tive um enorme prazer tocarmos juntos pela Big Band do Conservatório de Guarulhos na regência do mestre Marcelo Mendonça.
Parabéns meu Mano Deus continue te abençoando você é um exemplo pra mim.
TMJ Man forte abç irmão torço por vc.
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!