Educação musical para jovens é tema de encontro da Orquestra Pimentinhas no Teatro Padre Bento
Evento conta ainda com a participação da Orquestra Brasileira de Aprendizes da Escola de Música do Parque do Ibirapuera e da Orquestra da Pedreira do Quarteirão da Música
A segunda geração da Orquestra Pimentinhas promove nos dias 14 e 15 de novembro, sexta e sábado, às 19h, o II Encontro de grupos de músicas infanto-juvenis “Pimentinhas –Jasb”, no Teatro Padre Bento, Jardim Tranquilidade. Na ocasião, a Pimentinhas receberá a Orquestra Brasileira de Aprendizes da Escola de Música do Parque do Ibirapuera e a Orquestra da Pedreira do Quarteirão da Música. A entrada é gratuita.
Durante o encontro, os grupos instrumentais de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos), sopros de trompete, trombone, eufônio, clarinete saxofones, flautas transversais, percussão, canto, teclados, baixos, bandolim, guitarras, estarão apresentando vários ritmos musicais, construídos a partir de arranjos específicos para estas formações. O repertório é majoritariamente de música brasileira.
As orquestras representam três projetos de educação musical voltadas exclusivamente para jovens. O encontro promoverá trocas de práticas e experiências pedagógicas para a necessária construção da sensibilidade estética na formação humana.
A Orquestra Pimentinhas é um projeto idealizado pelo maestro Vanderlei Banci e existe há vinte anos. Sua trajetória foi construída com grandes desafios e vitórias, e já conquistou vários prêmios, dentre eles o prêmio nacional “Periferia Viva 2024”.
