Embrasa: calor é sinônimo de novo single de Baobá e Gustrago
Mescla de piseiro, bregafunk e pagotrap, música mostra um jeitinho brasileiro de construir constantemente novas possibilidades e fazer um molho estrondoso e dançante.
Por Maya da Costa
Os multiartistas guarulhenses Baobá e Gustrago vêm tomando a cena da música independente. No início do ano, em clima de carnaval, nasceu mais um de seus trabalhos: a música Embrasa, disponível em todas as plataformas digitais de áudio e, agora, também no canal do YouTube, com um clipe caloroso de verão.
O molho da sonoridade
Baobá, que carrega em sua musicalidade a união da ancestralidade de ritmos percussivos com os instrumentais eletrônicos contemporâneos, se localiza na Nova MPB e no AfroPop. Já Gustrago vem do hip-hop e do RAP e constrói sua identidade sonora a partir da contemporaneidade e da investigação experimental da sua arte. Essa junção resultou Embrasa, uma mescla de piseiro, bregafunk e pagotrap, um jeitinho brasileiro de construir constantemente novas possibilidades fazendo um molho estrondoso e dançante.
Quem assina o beat da música é o produtor Matheus Sol, parceiro de Baobá em outros trabalhos, como Porto Geral. Matheus, junto à direção de Baobá, construiu o instrumental que mostra versatilidade musical do compositor, que sem perder sua identidade chama o ritmo do piseiro para esquentar as festas e os corações. Assim, Baobá convida Gustrago para trazer em seus versos calientes afeto e sedução para a música, com sua levada do RAP mescla os sintetizadores do trap e a percussão do pagodão da Bahia.
A brasa, a fumaça e o dengo
O clipe tem direção de Monalisa Amaral, direção criativa de Gustrago e Baobá, direção de Arte de Elizabeth Regina e direção de fotografia de Renato Pascoal.
A narrativa visual unida à canção traz o calor dos afetos suados de verão, das resenhas de quintal regadas a churrasco e cerveja e das aglomerações tão inflamadas dessa estação do ano. O colorido vivo em cena é intencional, desde o churrasco vegetariano até o styling e as AfroTransJóias de Macramexias de Caduda Mexias, adornando corpos distintos e plurais que compuseram o elenco e trouxeram o toque de resenha de quintal para o clipe.
FICHA TÉCNICA
Produção Musical – Matheus Sol
Voz e Composição – Baobá e Gustrago
Vozes Coro – Renata Soul e Marilhia Freire
Captação de Áudio – SigoSom
Direção – Monalisa Amaral
Direção Criativa – Baobá e Gustrago
Direção de Arte – Elizabeth Regina
Assistente de Arte – Murillo Della Veiga
Direção de Fotografia – Renato Pascoal
Assistente de Fotografia – Kleyton Breda
Montagem e Cor – Gustrago
Identidade Visual – Beré Magalhães
AfroTransJóias – Caduda Mexias
Styling – Baobá e Elizabeth Regina
HairStylist Baobá (Corte) – Bruno Iurky
Maquiagem – Beatriz Gomes
Cenografia – Elizabeth Regina e Murillo Della Veiga
Still – Marcos Campos
Catering – Murillo Della Veiga
Elenco – Bárbara Sampaio, Beatriz Gomes, Caduda Mexias, Junior Silva, Victor Cali, Matheus Campos, Jennifer Martins, Paulo Salles, Éris Bennett, NYXK
Ouça EMBRASA de @BaobaMusic @Gustrago
DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS
INSCREVAM-SE NO CANAL
https://www.youtube.com/@BaobaMusic
SIGAM AS REDES SOCIAIS
https://www.instagram.com/baobaorin
https://www.instagram.com/ogustrago
TikTok
https://www.tiktok.com/@baobaorin
https://www.tiktok.com/@ogustrago