fbpx
Notícias

#EMCASACOMSESC promove debate sobre autonomia e liberdade nos processos artísticos

Participam das mesas a coletivA ocupação; o ator, diretor e arte-educador Marcelo Gianini; a atriz, diretora, dramaturga Thaís Póvoa; a educadora social Bel Santos Mayer, o diretor fundador e presidente de honra do Instituto Paulo Freire-Brasil Moacir Gadotti, e o diretor de cinema, teatro e professor Cristiano Burlan.

No dia 14 de setembro, às 16h, a Série Ideias #EMCASACOMSESC traz o debate “Pensar juntos: Autonomia e liberdade nos processos artísticos adolescentes” e, no dia 18, também às 16h, “Paulo Freire: Pensamento, experiência e derivações”. Promovido pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF) e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, os debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa objetivam incentivar a reflexão no contexto desafiador atual.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

14/9 – Pensar juntos: Autonomia e liberdade nos processos artísticos adolescentes

Artistas e pesquisadores convidados se encontram para discutir temáticas relevantes, numa perspectiva de relação horizontal entre as gerações, abrindo espaço para as perguntas e comentários dos adolescentes e do público.

Com

coletivA ocupação, criado em 2017 por performers e artistas que se conheceram durante o levante do movimento secundarista e as ocupações de escolas públicas em São Paulo, entre 2015 e 2016. Do encontro entre rebelião e teatro, entre formação e criação, nasceu a coletivA ocupação, como um território de investigação de diferentes linguagens e narrativas a partir de levantes e combates urgentes de nosso tempo: corpos em revolta, que agora ocupam novos espaços e narrativas.

Marcelo Gianini, ator, diretor, arte-educador e professor de Teatro, com mestrado e doutorado em Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 2012 é docente no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, na área de Teatro Educação e Encenação Teatral.

Mediação

Thaís Póvoa, atriz, diretora, dramaturga e uma das organizadoras do 3º Festival Vamos que Venimos Brasil. Formada pela Escola de Arte Dramática – EAD e mestra em Artes Cênicas pela USP, atualmente exerce o cargo de docente temporária no curso de graduação em Artes Cênicas no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo.

Apresentação

Andréa Alcaraz, educadora do programa juventudes no Sesc Santo André.

18/9 – Paulo Freire: Pensamento, experiência e derivações

Em comemoração ao centenário do educador Paulo Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997), este bate papo traz memórias e experiências reveladoras e o impacto de Paulo Freire em práticas educacionais e vivências cotidianas.

A live antecede a exibição da série documental Paulo Freire, Um Homem do Mundo, que o Sesc TV apresenta a partir do dia 19 de setembro (assista também em https://sesctv.org.br/paulofreire/).

Com

Bel Santos Mayer, educadora social, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP) pesquisando a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades. Coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura, e docente da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. 

Moacir Gadotti, diretor fundador e presidente de honra do Instituto Paulo Freire-Brasil. Livre docente na Unicamp e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra. Mestre em Filosofia da Educação na PUC – Pontifícia Universidade Católica. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade.

Cristiano Burlan, diretor de cinema, teatro e professor. Realizou mais de 20 filmes, entre eles, a Tetralogia em Preto e Branco, premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seu documentário Mataram Meu Irmão foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade 2013, prêmio do júri oficial e da crítica no 40º Festival Sesc de Melhores Filmes e prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Em 2018, Antes do Fim venceu o prêmio especial do júri da APCA e Elegia de um Crime conquistou vários prêmios. Em 2020, estreou a série Paulo Freire, um homem do mundo, realizada pelo SescTV.

Mediação

Guta Araújo, pedagoga, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, com foco na organização e coordenação técnica das ações voltadas ao público infanto-juvenil, além de outros assuntos em relação à educação e as infâncias.

Apresentação

Sílvia Garcia, doutoranda e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, jornalista e técnica de programação audiovisual no SescTV. 

Foto de capa: Pensar juntos Coletiva_Ocupação credito JMA Phography

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content