fbpx
Notícias

Empoderemaria promove diálogos com temáticas relacionadas às mulheres

Empoderemaria, Arte, Cultura e Educação coloca em prática ações pela cidade de Guarulhos, em UPas, Casa da Mulher e na Comunidade de Apoio Ao Social (Casp) do Jardim Palmira

Nesta sexta-feira, às 19h45, o Projeto Empoderemaria, Arte, Cultura e Educação promove diálogo com o tema: O Amor Como Horizonte do Bem Viver, com a psicóloga clínica Debora Elianne. Ao longo de todo o mês de março, Mês da Mulher, o projeto realiza diversos diálogos online e tem como objetivo gerar diálogo e interesse em temas relacionados com a temática feminina e com a construção de uma cultura de paz. Os diálogos do projeto são realizados online pela plataforma Google Meet e para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfT6AajV9_1ar6PzKuIRZpslAfNost42ddihYTMdFDbGXpX9Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0. O link para participação no evento será enviado logo após a inscrição.

No dia 17 de março, às 19h45, acontece diálogo com o tema Violência contra a Mulher. Pela vida das mulheres, com a Dra. Gabriela Kermessi- advogada, secretária adjunta na Comissão da Mulher Advogada da OAB São Paulo, e pesquisadora em violência de gênero.  Já no dia 25, também às 19h45, o projeto apresenta o tema: Feminilidade e Masculinidade. Para esse diálogo, convida a internacionalista Indyamara Massaro, atuante na gestão de projetos ODS 4 e 5 e pesquisadora sobre masculinidades e sistema político. 

O Projeto Empoderemaria, Arte, Cultura e Educação nasceu depois do estudo da Proposta de Paz – Rumo à Era dos Direitos Humanos: Construindo um Movimento Popular (2018), do filósofo e pacifista Daisaku Ikeda. Todos os anos no mês de janeiro, ele envia à ONU uma Proposta de Paz, com ações concretas para a resolução dos problemas da sociedade. Em um desses estudos, a idealizadora do Projeto Empoderemaria, Angélica Torres, entra em contato com a questão da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas.

“Muitas pessoas começam a evitar a interação com aqueles que são diferentes, incluindo os de sua comunidade, passam a vê-los com preconceito, indiferença e discriminação.  Observa-se em nossa sociedade a redução da capacidade de valorizar o outro como ele é e do jeito que tem que ser. O que ergue barreiras entre nós é a atitude de permanecer ignorante em relação aos outros.  Por isso, acredito que o diálogo é decisivo. Tudo começa com o diálogo”, explica Angélica Torres.

Empoderemaria, Arte, Cultura e Educação coloca em prática ações pela cidade de Guarulhos, em UPas, Casa da Mulher e na Comunidade de Apoio Ao Social (Casp) do Jardim Palmira, locais onde iniciou aulas de Libras para moradoras da região, reunindo vozes de várias mulheres de diversas faixas etárias, que exploram reflexões para os desafios do nosso tempo. 

Para saber mais, acompanhe o Projeto Empoderemaria no Instagram: @empoderemaria1 (https://www.instagram.com/empoderemaria1/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo