Escola Viva de Artes Cênicas abre inscrições para cursos gratuitos de teatro, dança e circo
Seleção dos alunos, prevista para os dias 17 e 18 de outubro, será feita por meio de entrevistas com os orientadores
Até o dia 16 de outubro estão abertas as inscrições para a Escola Viva de Artes Cênicas, que oferece 200 vagas em cursos gratuitos de teatro, dança e circo. Os interessados devem acessar o link www.guarulhos.sp.gov.br/escolaviva para conferir as informações completas, acessar o edital e se inscrever.
Os cursos disponíveis são Interpretação para o Teatro, Práticas e Teorias de Interpretação e Encenação Teatral, Dança em Palcos e Espaços Abertos, Desenvolvimento Pessoal por meio da Dança e O Palhaço no Circo, cada um com 40 vagas.
As formações trabalham a pesquisa e a criação em artes cênicas por meio de cursos e atividades baseadas na experimentação artística para a construção de processos colaborativos. As aulas acontecerão Teatro Padre Bento, na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.
A seleção dos alunos será feita por meio de entrevistas com os orientadores e está prevista para ocorrer nos dias 17 e 18 de outubro.
Interpretação para o Teatro
O curso propõe um caminho de investigação da interpretação para o teatro através da utilização das máscaras teatrais, oferecendo aos participantes repertório para análise de movimento, práticas do teatro físico e fundamentos de utilização da máscara teatral, a fim de apresentá-la como uma ferramenta pedagógica de grande potencialidade na formação da(o) artista. Serão trabalhados exercícios de expressão e consciência corporal, treinamento físico, jogos de improvisação e criação de cenas. O intuito é oferecer ferramentas para que o(a) intérprete desenvolva um corpo ativo e disponível para o jogo cênico, expandindo o repertório gestual, a expressividade além da sensibilidade e criatividade cênica
Práticas e teorias de interpretação e encenação teatral
O curso tem como objetivo estabelecer um espaço para criação e difusão de teorias e práticas da interpretação e encenação teatral, buscando o desenvolvimento das capacidades e habilidades artísticas dos participantes, apresentando e experimentando técnicas para o trabalho do ator e atriz a partir das experiências dos principais teóricos do teatro. Dentro do processo, poderão ser criados experimentos cênicos a partir da dramaturgia brasileira ou em processos colaborativos, buscando o aprofundamento e autonomia para o exercício da criação em artes cênicas.
A dança em palcos e espaços abertos
O curso desenvolve técnicas para dançar em palcos e também em espaços abertos, percorrendo praticas coreográficas em coletivo e solo, com base na contagem, na improvisação e em estados corporais, improvisação para criação das cenas em dança, técnicas e jogos de improvisação em tempo real, posições, deslocamentos e direções coreográficas. Tais técnicas são maneiras de se fazer dança cênica, utiilizados por grupos profissionais atualmente, preparando para trabalhos futuros.
Desenvolvimento pessoal através da Dança
A oficina visa explorar a individualidade corporal e de grupo buscando outras percepções e conexões estabelecendo um estado de atenção e prontidão para que estejamos presentes e no “agora”.
Explorar possibilidades corporais: respiração, energia, peso, articulações, músculos e tônus, possibilitando assim, uma fluição melhor de sua energia, vitalidade e inteireza, como também a relação com seu corpo, percepção de padrões corporais e musculares objetivando proporcionar relações e atravessamentos na construção cênica, aumento de repertório corporal e presença cênica.
O Palhaço no Circo
Nesse curso, os aprendizes vivenciarão dinâmicas e experimentos que os façam reconhecer o próprio palhaço(a/e) e ampliar os saberes sobre a palhaçaria, as técnicas que a envolvem e técnicas circenses como complemento desse trabalho. A proposta é abordar experimentações artísticas que envolvam o jogo do palhaço a partir de gags, esquetes e claques tradicionais dos circos brasileiros, porém sendo revisitadas conforme os tempos atuais. O curso visa expandir os conhecimentos daqueles que já atuam no oficio da palhaçaria e também para quem não tem nenhuma experiência anterior na área.
Período: 02 (duas) vezes na semana – Aulas todas as terças-feira e sextas-feira – Turno: Tarde – Duração 01 (um) ano.