Escola Viva de Artes Cênicas fomenta espaço para troca com núcleos e grupos artísticos da cidade
Práticas presenciais acontecem no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade; curso conta com encontros online para o desenvolvimento e estudo de temas ligados às teorias das artes da cena
Até o dia 18 de fevereiro estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de circo, dança e teatro da Escola Viva de Artes Cênicas. A novidade desta etapa é a participação de grupos e coletivos artísticos ligados às artes cênicas com a ampliação da rede de troca e partilha de técnicas e conhecimentos com aprendizes e artistas da cidade.
Iniciativa da Secretaria de Cultura, a Escola Viva conta com núcleos de formação e pesquisa, destinadas a maiores de 16 anos, com atividades para a prática artística que têm como objetivo a vivencia de propostas teóricas e práticas em Artes Cênicas.
Para participar, é necessário preencher formulário disponível no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/escolaviva. Durante o processo de inscrição, também podem se inscrever grupos e coletivos artísticos guarulhenses interessados em participar de trocas artísticas e orientações no 2º semestre.
As práticas presenciais acontecem no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, e contam com encontros online para o desenvolvimento e estudo de temas ligados às teorias das artes da cena.
Orientação e troca com núcleos e grupos artísticos da cidade
Com o objetivo de ampliar as redes de troca e partilha de técnicas e conhecimentos com aprendizes e artistas da cidade, a Escola Viva de Artes Cênicas fomenta a participação de grupos e coletivos artísticos ligados às artes cênicas. Os encontros abertos para avaliação e definição de horários com os grupos inscritos para a orientação e troca no 2° semestre acontecem entre os dias 19 e 25 de fevereiro, em horários a serem definidos com os inscritos.
Núcleo de pesquisa
A Escola Viva objetiva ainda a pesquisa e criação em artes cênicas, com cursos e atividades que privilegiam a experimentação artística em processos colaborativos.
O núcleo de pesquisa tem duração de dois módulos: Desbravando Mares e Construindo embarcações. Eles acontecem no primeiro semestre do ano, de fevereiro a junho, presencialmente às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h30, e online às sextas-feiras, das 18h30 às 20h30, além de um sábado presencial por mês, previamente agendado.
O núcleo de pesquisa possui 20 vagas e é formado por alunos remanescentes do primeiro módulo, pessoas e artistas interessados em pesquisa e criação cênica. É necessária inscrição para participação no núcleo de pesquisa.
Núcleo de formação
As aulas do módulo I – Desvelando Horizontes são elaboradas para iniciantes e interessados em vivenciar propostas artísticas e pedagógicas em dança, teatro, canto e circo. Os cursos modulares abordam práticas e temas como técnicas acrobáticas, corpo, improvisação, espacialidades e brasilidades.
Os cursos livres modulares têm duração de quatro meses cada e acontecem de segunda a quinta, das 15h30 às 18h, e das 19h às 21h30. Às sextas-feiras, das 15h30 às 17h, a Escola Viva oferece curso online sobre a história do teatro.
Os candidatos que desejam conhecer as propostas dos encontros podem participar da semana de aulas abertas, que acontecerá de 14 a 19 de fevereiro.
Os participantes podem escolher em quais atividades desejam se aprofundar e são certificados de acordo com a oficina cursada ou completa com as quatro linguagens. Cada oficina possui 20 vagas, mais 20 vagas de ação intensiva, totalizando 160 vagas.
Em caso de dúvida sobre o processo de inscrição, entre em contato com a Divisão de Formação Cultural pelo e-mail escolavivagru21@gmail.com ou pelo telefone (11) 2087-7441, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Para mais informações, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/escolaviva.