fbpx
Notícias

Escritora Edilaine Soares impacta profissionais de escola pública de Guarulhos em encontro  sobre saúde mental

Encontro é parte do Projeto Dando Voz às Palavras, que até o mês de novembro circulará por espaços educacionais da cidade  

O Projeto Dando Voz às Palavras realizou mais um evento significativo na última terça-feira (23), quando a escritora Edilaine Soares participou de encontro do Conselho Participativo de Classe e Ciclo na EPG Alvarez de Azevedo, localizada no Jardim Ottawa. Com o propósito de conscientizar sobre depressão e ansiedade, os debates continuam a ganhar força por meio da abordagem de temas essenciais para a saúde mental, demonstrando como a literatura pode ser um meio terapêutico eficaz.

A roda de conversa reuniu cerca de 40 participantes, em sua maioria professores e demais profissionais da escola, com uma audiência composta por 98% de mulheres. Durante a mediação do encontro, Edilaine Soares compartilhou suas experiências pessoais e o caminho que percorreu até alcançar a remissão da depressão, criando um espaço seguro para que os participantes também dividissem suas histórias e vivências.

“A cada roda de conversa percebo o quanto precisamos falar sobre a depressão, pois além da gigantesca falta de informação, o preconceito e o medo também recaem sobre o tema. Apesar disso, vejo muitas pessoas dispostas a aprender mais e se conscientizar, isso faz com que o propósito do projeto seja cumprido: ajudar cada vez mais pessoas na conscientização sobre saúde mental”, disse a escritora ao destacar a relevância e impacto da iniciativa. Embora não seja especialista na área, a escritora fala sempre de forma empática, como pessoa que venceu a depressão. “Ver minha vulnerabilidade faz com que as pessoas se sintam à vontade para se abrir, e isso não tem preço”, pontua.

Tatiana Chaves Pagliarini, vice-diretora da escola, ressaltou a importância do evento. “Foi uma manhã muito especial, com momentos de escuta, sempre nos lembrando o quanto é importante estarmos atentos aos sinais. Se cuidar sempre”.

Meire Silva, professora participante, também comentou sobre a importância do evento: “Foi muito importante e necessária a conversa sobre saúde mental aqui na escola. Infelizmente, ainda vivemos presos em paradigmas de que depressão é frescura, que não existe. Mesmo no ambiente escolar, percebo que as pessoas não entendem o assunto e não o acolhem de modo a ajudar outros. Muitas situações poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem uma melhor compreensão sobre saúde mental ou pelo menos procurassem entender melhor. Gostei bastante, pois no dia a dia observamos colegas de trabalho exaustos, estressados, que não reconhecem que estão com depressão ou ansiedade. Quando um palestrante vem à escola, reforça a necessidade de cuidar da nossa saúde mental e a importância dessa conversa”, disse a docente.

O evento foi mais um passo significativo na promoção da conscientização sobre depressão e ansiedade, destacando a urgente necessidade de cuidar da saúde mental na sociedade atual.

Contato para mais informações:

Edilaine Soares

(11) 96898-1591

edilainesoares2018@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo