Escuta Aqui
Guarulhos Cultural lança ação para presentear espaços culturais com quadros de músicas de artistas da cidade
Promover a aproximação de artistas com o público e unir a cidade por meio da Cultura. A Guarulhos Cultural acaba de lançar o Projeto Escuta Aqui, uma ação que presenteia espaços culturais da cidade com quadros de músicas de artistas guarulhenses. O projeto objetiva alcançar o público que frequenta esses espaços para que mais pessoas possam conhecer o trabalho autoral de artistas independentes. Nesta quinta-feira (24), a empresária Vera Novo, do Espaço Livre Café Bar, recebeu das mãos da equipe um dos quadros, com a canção Exílio, da cantora e pianista Aline Rissuto.
Criados pelo artista João Perreka, os quadros possuem um QR Code da plataforma Spotify. Para ouvir a música, basta acessar o aplicativo pelo celular, clicar em buscar e, na barra de busca, clicar no ícone da câmera, onde aparecerá a opção de escaneamento do código Spotify da música. Mire seu celular para o quadro e pronto! A música começa a tocar imediatamente.
João Perreka lembra que os quadros são uma criação artística que também têm como motivação a divulgação em plataformas que usam a linguagem digital. “Fiquei muito contente em poder criar os quadros, isso faz com que a música e a arte de artistas independentes locais possam chegar a mais espaços”.
Aline Rissuto explica que a música Exílio foi o primeiro single do novo trabalho, o EP Conecte-se, terceiro álbum da cantora, concebido durante o período da pandemia e que será lançado no próximo mês de julho. “Estou muito feliz pelo convite, é uma honra ter meu trabalho exposto aqui nesse espaço, onde sou frequentadora e fã”, disse Aline.
Grande parceira dos artistas de Guarulhos das mais variadas linguagens e gêneros, Vera Novo vislumbra a retomada das atividades, das tardes de reuniões, visitas e pockets shows que sempre acolheram formações musicais das mais variadas no Espaço Livre Café Bar com a ampliação da vacinação da população, depois de um ano muito difícil. “Abrir o Projeto Escuta Aqui da Guarulhos Cultural, com a obra Exílio da nossa querida e talentosa Aline Rissuto, é motivo de muita alegria e orgulho para o Espaço Livre Café Bar. O quadro de autoria do artista João Perreka faz com a música seja a protagonista”, comemorou Vera Novo.
Para colaborar com o projeto e espalhar os quadros por lugares da cidade, a iniciativa conta com o apoio do Visit Gru e do Gru Convention Bureau, entidade que criou a marca turística da cidade Guarulhos: todo mundo passa por aqui. “Esse é um movimento, há aqui artistas, produtores, jornalistas, empresários, pessoas envolvidas com a arte, algo super positivo para a cidade. Assim como a Vera, que foi nossa primeira anfitriã, vamos convidar outros empresários da cidade para apoiar e colaborar com a divulgação da Cultura de Guarulhos ao mesmo tempo em que divulgamos a cidade”, comemorou Danilo Ramalho, diretor executivo do GRU Convention.
De acordo com Vitor Souza, a marca Guarulhos é uma maneira da cidade também se reconhecer. “Nesse sentido, esse trabalho de potencializar os artistas faz com que a Cultura colabore com o desenvolvimento da cidade”, explica o CEO e um dos idealizadores da Guarulhos Cultural. Vitor explica ainda que a escolha dos espaços da cidade que receberão os quadros levou em consideração a circulação de pessoas, que terão a oportunidade de ver os quadros e buscar mais informações sobre o artista.
“Inicialmente são dez músicas de artistas da cidade selecionados para a 1ª edição, um breve recorte para representar o grande potencial artístico dos talentos que encontramos em Guarulhos. Para conhecer as músicas, organizamos uma playlist no Spotify (para ouvir, clique aqui), e vamos atualizar as informações nas redes sociais da Guarulhos Cultural conforme os espaços da cidade forem recebendo os quadrinhos”.
Além da música Exílio, de Aline Rissuto, a playlist Guarulhos Cultural Volume 1 está recheada de criatividade, inventividade, carinho, dedicação e músicas dos artistas Amauri Falabella (Maria, Estrela e Gerais), As Despejadas (Erga-se), Carbônica (Ela só sabe que precisa gritar), Céllia Nascimento (Nega Soul), Cyanogaster (Partir Faz Parte), João Perreka e Marilia Lopes (Teu Café), Os Passageiros (Tome Amor), Quando Inhambu Cantou no meu Quintal (Estrada Mãe), e Victor Cali (Tô me preparando (pra te lembrar)).
Geeeeeeeeeeente que ideia massa!
Guarulhos é repleto de talentos, toda iniciativa que vise valoriza-los será sempre muito bem vista
A Economia criativa da cidade pode caminhar lado à lado com turismo e comércio fortalecendo um ao outro.
Parabéns Guarulhos Cultural