Especial VIII Conferência Municipal de Cultura: Artes Visuais e Artesanato na cidade
Série especial entrevista os conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ação que objetiva ampliar o debate das políticas culturais e antecipar as discussões durante a VIII Conferência Municipal de Cultura, que acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 9h, na Câmara Municipal.
Até o dia 17 de outubro estão abertas as inscrições para a VIII Conferência Municipal de Cultura, edição que abordará o tema Democracia e Direito à Cultura. A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos.
Para participar, produtores e agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e demais interessados devem se inscrever em bit.ly/inscricaocmc. A inscrição prévia e o credenciamento na data do evento garantem ao participante direito de voto na condição de delegados.
A Guarulhos Cultural aproveita esse momento para conversar com os membros eleitos pela sociedade civil que encerram seu mandato no próximo dia 21, quando serão eleitos os novos membros durante a Conferência.
Conversamos com Claudinei Monteiro Guimarães , titular da cadeira de Artes Visuais e Artesanato do Conselho, que trouxe um panorama sobre o que se espera para a Conferência. Devido a compromissos profissionais, o suplente da cadeira não conseguiu enviar suas respostas até o fechamento desta matéria.
O cenário das Artes Visuais e do Artesanato em Guarulhos
“Atuando como conselheiro e fazedor de arte em Guarulhos, pude observar que havia um apoio maior em alguns segmentos culturais . Nas artes visuais, por exemplo, ressalto a importância do salão de Arte Contemporânea que acontecia anualmente no Adamastor e não tivemos esse ano”, afirma o conselheiro, que relembra sua atuação profissional também nesse período: “Outro fator que deixou a desejar foi o apoio também financeiro em relação às exposições. Eu mesmo fiz uma exposição na Biblioteca Monteiro Lobato sem nenhum recurso da Prefeitura.“.
Claudinei Monteiro, arte-educador e artista plástico, relembra um pouco de sua trajetória no Conselho: “Dentre todas as contribuições para as artes visuais, ressalto a importância de uma das reuniões, quando tive contato com o Sr. Roberto Faria (artista das maquetes). O artista levou seu trabalho na escola em que leciono, trabalho que serviu como reflexão sobre o patrimônio cultural da cidade, contribuindo com o ensino aprendizagem das turmas sobre preservação e conservação do patrimônio público”.
Outro ponto que ele relembra é a situação atual das demandas enviadas pelo Conselho ao poder público municipal: “Podemos destacar também a interdição para reforma do Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão, incluindo o Centro Permanente de Exposições Professor José Ismael, a qual não temos resposta sobre a demora para iniciar as reformas.”
No entanto, Claudinei faz mea culpa em sua atuação como conselheiro: “Confesso que durante a semana fiquei ausente das reuniões virtuais devido ao trabalho, faltando também mais atuação no Conselho.”. O Conselho Municipal de Políticas Culturais realiza reuniões ordinárias bimestrais – sempre na primeira terça-feira dos meses pares. As reuniões são virtuais e podem ser acompanhadas pela sociedade civil. O link é disponibilizado pelo perfil do Instagram oficial do Conselho @cmpcguarulhos.
Finalizando, Claudinei deixa um convite à participação de todos no dia 21 de outubro: “É bem importante a participação de todos na Conferência Municipal de Cultura, para que juntos possamos cobrar e buscar juntos, melhorias para o setor cultural da cidade“.
VIII Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais, que comporão o Plano Municipal de Cultura.
É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura e às respectivas revisões ou adequações.
A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos, 845, na Ponte Grande.
Para ter direito a voto, é necessária a inscrição prévia até dia 17 de outubro, assim como o credenciamento dos inscritos no dia da conferência no período da manhã.
Para mais informações, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadecultura.