Espetáculo de rua conta história da catadora de resíduos Estamira
Na construção do espetáculo, a produção se debruçou sobre a história dessa mulher, sua visão de mundo e religiosidade.
A Praça Francisco Martins Pompeu, na Vila Fatima, em Guarulhos, receberá no próximo sábado (20) sessões do espetáculo Quando Estamira Me Chamou em dois horários, às 18h30 e às 20h. As apresentações são gratuitas e têm classificação livre.
Com dramaturgia e direção do ator Matheus Pamplona, Quando Estamira Me Chamou é inspirado no documentário Estamira (Brasil, 2004, 121min), de Marcos Prado, que conta a história de uma antiga trabalhadora do Jardim Gramacho, bairro do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores aterros sanitários do mundo e que funcionou até 2012.
Na construção do espetáculo, a produção se debruçou sobre a história dessa mulher, sua visão de mundo e religiosidade. Nesse contexto, a rua é espaço importante para a narrativa da história, pois era considerada o verdadeiro lar por Estamira.
As apresentações do espetáculo Quando Estamira Me Chamou são uma iniciativa do Coletivo Pamplona e Cenciani, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura.
Foto: Gabriel Cruz