fbpx
Notícias

Espetáculo O Canto do Fim do Mundo traz como reflexão o existir da mulher na sociedade contemporânea 

Com entrada gratuita, a última apresentação acontece no domingo (30), às 18h, no Teatro Padre Bento, em Guarulhos

Por Thalita Monte Santo

Em tempos onde querem equiparar o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio com o Projeto de Lei 1904/24 e que mulheres são vítimas de estupro só por serem mulheres, é preciso falar sobre o existir da mulher no mundo. E é isso que a Cia Bonita de Teatro traz como reflexão no espetáculo “O Canto do Fim do Mundo”.

A apresentação, que começa com as quatro atrizes no palco conversando sobre abusos que elas e tantas outras mulheres de diferentes idades já sofreram, traz como fio condutor a espiritualidade e a ancestralidade feminina em uma sociedade que muitas vezes ignora as dores e a existência das mulheres. 

“O Projeto de Lei 1904/24 e toda discussão que ele levantou só reafirma muitas das cenas que estão no espetáculo, como a própria violência contra mulher, a culpabilização da vítima, a estrutura machista patriarcal e que sempre coloca a mulher como objeto do desejo do homem. O projeto só reforça que é cada vez mais difícil a gente pensar em direitos das mulheres. Evidencia que nós não estamos lutando só por direitos, estamos lutando por sobrevivência, porque todos os dias tentam nos matar de um jeito”, conta Pamela Regina, uma das atrizes e produtoras do espetáculo. 

No próximo domingo (30), acontece a última sessão, às 18h, no Teatro Padre Bento, em Guarulhos. Tem duração de 60 minutos e classificação indicativa de 16 anos. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer a reserva dos ingressos pelo site Sympla.  Com espaço acessível, a apresentação também terá intérprete de libras e audiodescrição.

Desde o planejamento do espetáculo, a Cia Bonita de Teatro, levou em consideração todas as possibilidades acessíveis que seriam possíveis para a apresentação. Segundo Pamela Regina, a acessibilidade se tornou um elemento fundamental para se pensar em novas formas de comunicação e de democratização do acesso à arte.

“Nossa escolha de teatro foi pautada por conta do espaço ter mais recursos acessíveis. Teremos intérprete de libras, áudio descrição, que são os recursos que se mostraram possíveis dentro do orçamento. Mas acreditamos que depois desse processo, de pensar o espetáculo, tem outras coisas que podem ser feitas, inclusive pensando dentro da linguagem do espetáculo”, conta.

“O Canto do Fim do Mundo” reúne um elenco talentoso de quatro atrizes e três musicistas no palco e traz uma trilha sonora original executada ao vivo em meio a uma narrativa que mistura fúria e resistência. Realizada inteiramente por mulheres, desde a concepção até a execução, a produção é contemplada pelo Funcultura com recursos federais da Lei Paulo Gustavo e apoiada pela Prefeitura de Guarulhos.

Ficha Técnica
Direção:
Regi Ferreira
Dramaturgia: Camila Damasceno
Elenco: Renata Konsso, Aline Fonseca, Pamela Regina e Marília Salles
Sonoplastia: Elís Lucas, Cris Araújo e Lidia Lidia Lidia
Iluminação: Andressa Pacheco
Cenário e Figurino: Reiko Otake
Produção: Pamela Regina e Renata Konsso – Cia Bonita de Teatro

Serviço
O que: Espetáculo “O Canto do Fim do Mundo”
Quando: 30/06 (domingo) às 18h
Duração:
60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
316 lugares | Entrada gratuita com reserva pelo site Sympla.
Acessibilidade no local: Sim
Intérprete de libras: Sim
Audiodescrição: Sim
Aviso de gatilho: violência sexual
Local: Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade – Guarulhos/ SP

Fotos: Camila Rhodes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo