fbpx
Notícias

Étmus Coletivo de Teatro promove distribuição de plantas durante o Thumelê Festival de Artes

Plantas foram cultivadas em garrafas pet, copos descartáveis, cascas de ovos e caixas de leite que seriam descartados, e todas adubadas de forma orgânica; serão distribuídas mudas de diferentes tamanhos, cores, tipos e espécies

A II edição do Thumelê Festival de Artes, além de plural, será mais ecológica. Durante os três dias de eventos serão distribuídas centenas de mudinhas para o público e artistas. As plantas foram cultivadas em garrafas pet, copos descartáveis, cascas de ovos e caixas de leite que seriam descartados, e todas adubadas de forma orgânica.

A ação é uma parceria entre o Étmus Coletivo de Teatro, companhia responsável pela organização do Thumelê Festival, e as colaboradoras responsáveis pelo funcionamento da Biblioteca Monteiro Lobato. (Rosangela e Santa) que atuam no cultivo e distribuição das plantas durante todo o ano. Elas também são responsáveis por cuidar de todo o processo de compostagem, que serve de adubo para enriquecer o solo em que serão plantadas as mudas.

Os organizadores do Festival, que ocupam o Teatro da Biblioteca, passaram a contribuir levando mudas, garrafas e caixas recicláveis. Logo surgiu uma sinergia mútua que resultou na realização dessa ação. Erick Moura, diretor do Étmus Coletivo e diretor geral do evento, explicou que a ação tem o objetivo de incentivar o plantio de árvores e o cuidado com a natureza, e destacou que isso pode ser feito de maneira orgânica e com produtos recicláveis “É uma ação que ocorre dentro de um Festival cultural, que é feito com esse propósito de pensar a arte com o poder de construção, de pensar a sociedade, pensar o hoje e repensar o futuro. Logo pensar a sociedade e o futuro, é pensar ecologicamente”. 

Jéssica Albuquerque, coordenadora geral e curadora do evento, apontou que a atividade busca reforçar uma das pautas trabalhadas nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, e destacou a importância da liderança feminina “As mulheres vêm assumindo esse papel de liderança e, é muito bacana ver todo trabalho e cuidado que elas têm com essas mudas, fazendo tudo de maneira orgânica, sem uso de produtos que venham a prejudicar a natureza e tudo isso com iniciativa própria”, afirmou a coordenadora.

Serão distribuídas plantas, pequenas, médias e grandes, como; ora-pro-nóbis, boldo, cactos, suculentas, samambaias dentre outras. Todas as plantas podem ser cultivadas diretamente na natureza em florestas, campos ou quintais, mas também podem ser cultivadas em espaços menores, como casas ou apartamentos.

Sobre o Festival

O Thumelê Festival de Artes acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024, com entrada gratuita, no palco e saguão do Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na R. João Gonçalves, 439 – Centro, Guarulhos.  

O evento é idealizado e tem curadoria do Étmus Coletivo de Teatro. Todas as dúvidas podem ser sanadas no Instagram do coletivo (@etmus_coletivo), ou através do email etmuscoletivo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo