Eventos digitais movimentam cenário cultural em Guarulhos
Restrições causadas pela pandemia e fomento emergencial para a classe artística intensificaram a digitalização da produção cultural guarulhense
Por Carla Maio
A realização de lives em plataformas de streaming não é um fenômeno novo e, muito antes do início da pandemia, já havia ganhado as redes sociais em ações pontuais e bem planejadas. Em tempos de distanciamento social, no qual a grande maioria dos eventos está suspenso, dos pequenos aos de grande porte, como forma de evitar o contágio pela Covid-19, arte e cultura têm sido verdadeiro acalento e antídoto contra o medo, a angústia e a depressão.
Rapidamente a cultura teve que se reinventar. Coletivos, instituições públicas e entidades como museus, orquestras, companhias de teatro e dança, escolas de música, fazedores do audiovisual, além de professores e artistas das mais variadas linguagens, são algumas das categorias que decidiram compartilhar vasto conteúdo cultural, e foi por meio das redes sociais e serviços de streamings que o guarulhense pode novamente encontrar suas histórias e seus artistas.
Em Guarulhos, os recursos federais para auxílio emergencial ao setor cultural somaram mais de R$ 8 milhões. A Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, contemplou por meio do FunCultura – Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos – mais de 131 projetos culturais, o que permitiu tanto a continuidade da produção artística quanto fôlego novo para novas produções. Nunca na história do município foram investidos um valor tão alto em recursos públicos para fomentar o trabalho de artistas e espaços culturais. Desde então, a arte tem dado seu recado, marcando presença em meio aos itens essenciais de subsistência.
Em um contexto de apresentações virtuais das mais diferenciadas naturezas, que acontecem quase diariamente, não apenas em Guarulhos, mas em todos os demais municípios brasileiros, o formato digital permite que todo o conteúdo se mantenha disponível, na palma da mão ou na tela do computador, mesmo que a data do evento já tenha passado.
Outro aspecto que tem despertado a atenção de quem anda de olho no que acontece nesse universo das lives é a interatividade entre o artista e o público (e o próprio público entre si), que acontece instantaneamente pelos chats, o que muda a perspectiva de consumo cultural que, nesse formato, também é coletivo. E isso é muito legal.
Lives, lives e mais lives
Em março de 2020, diante da impossibilidade de realização presencial do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, o Arquivo Histórico promoveu a edição em formato online, extrapolando a programação e estendendo-a até o mês de agosto, fomentando a participação de inúmeros convidados, dentre os quais a artista multimeios Marina Pinto, do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses, Edson Murata, do Cineclube Incinerante, Guilhermina Helfstein, autora do livro Guarulhos: Trajetória Cultural, obra publicada em 2016 e elaborada em parceria com o poeta, escritor e jornalista Castelo Hanssen, Rodrigo Pignatari, do Grupo Glacê, idealizador do projeto Geografias de Cena, o historiador Mário Cabral, o produtor do projeto Arrastão Cultural, João Perreka, a apresentadora do Slam do Prego, Monique Martins, a presidente da Associação Cultural Rock Guarulhos, Rute Barbosa, Wesley Doeste, poeta participante de encontros de poesias faladas, Wolf do Vale, idealizador do projeto Encontros Autorais, Juliano Lourenço, produtor cultural e um dos organizadores do Sarau Carolina, Sérgio Leandro, professor de Capoeira de Angola, o ator, diretor e produtor cultural, Franklin Jones, do grupo Taz Guarulhos, o cineasta Rubens Mello, entre tantos outros.
Nos meses de setembro e novembro, a cidade recebeu a versão guarulhense do TEDx, franquia internacional que dá voz a ideias que inspiram, em duas super edições online: o TEDxMACEDO e TEDxWOMEN. Ambos os eventos reuniram convidados de outras cidades, mas principalmente artistas e personalidades de Guarulhos, que compartilharam experiências e novas perspectivas sobre os temas Essência e Feminilidades. Informações sobre o evento em Guarulhos podem ser obtidas em https://www.ted.com/tedx/events/38658.
A AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, também realizou lives com temáticas sobre o patrimônio, trazendo para o debate jornalistas, historiadores, professores e pesquisadores para problematizar as dificuldades do trabalho com o tema patrimônio cultural e fomentar iniciativas de conservação dos bens históricos.
Em dezembro, um dos primeiros projetos realizados com o aporte financeiro da Lei Aldir Blanc foi a 12ª edição da tradicional Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, também realizada de modo completamente virtual. A Mostra ofereceu intensa programação gratuita e cujo formato diferenciado permitiu maior abrangência na participação de coletivos e acesso aos trabalhos apresentados. Ao longo de 20 dias, o evento reuniu 52 atividades de diversas linguagens, proporcionando grande pluralidade artística. Muito além de atividades ligadas às artes cênicas, o evento também abriu espaço para o cinema, a música, as artes visuais, a leitura dramática, as performances, as contações de histórias e as rodas de conversas. Todo o conteúdo encontra-se disponível na página do Facebook do Movimento Cabuçu no facebook.com/Cabucucantareira.
Os festivais
No dia 8 de dezembro de 2020, os 460 anos de Guarulhos foram celebrados com o Rock em Concerto, live realizada pela Associação Cultural Rock Guarulhos em parceria com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Nesse projeto, também realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, composições autorais das bandas Carbônica, Imperial Pilots, Reboco e Trend Kill Ghosts, além da canção Anjos, do músico Di.Britto, receberam arranjos orquestrais, uma iniciativa bastante ousada ao colocar a Orquestra Jovem para executar trabalhos cheios de garra e sagacidade. O espetáculo Rock em Concerto encontra-se disponível no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=22QcvzpyZU4&t=373s.
Em janeiro de 2021, a celebração da Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso adquiriu em sua 279ª edição um movimento diferente dos anos anteriores. Com isso, arte e cultura chegam até as famílias diretamente em suas casas por meio do Tradição SP Online, com apresentações culturais ao vivo, transmitidas pelo canal oficial da Prefeitura de Guarulhos no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=h2fAPNNnTTc.
Idealizado pelo guitarrista da banda Imperial Pilots, Joey Manzano, proponente do projeto apresentado ao FunCultura, Gru Fora de Cena promoveu um talk show com artistas guarulhenses da música, fotografia e artes plásticas. A programação do GRU Fora de Cena contou com apresentações de shows e entrevistas com os músicos das bandas Imperial Pilots e Carbônica, além de bate-papo com o guitarrista Juan de Las, a fotógrafa Ray Barbosa e com a artista plástica Aline Fonseca. Para assistir o Gru Fora de Cena, acesse o link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WM3DA6Vcu8s.
Aprovada pela Lei Aldir Blanc, a 9ª edição do Festival Arrastão Cultural se dedicou a uma versão totalmente diferente das edições passadas, mantendo o espírito de compartilhamento de diferentes linguagens e manifestações culturais também no meio digital. Ao longo de cinco episódios, dois quais dois já aconteceram nos dias 30 de janeiro e 27 de fevereiro, o Festival vem mostrando inovação, força, parceria entre os artistas e conectividade com o fiel público do Arrastão. As apresentações são veiculadas pelo canal oficial do Arrastão Cultural no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCx908CeOcbekDRha9tOxfqg.
O Baião de Tudo – Coletivos Culturais em Rede une a cultura do sistema de som da cidade com diversas participações de artistas e trabalhadores do setor cultural de Guarulhos. Durante as lives, veiculadas semanalmente pelo canal https://www.twitch.tv/baiaodetudo?sr=a, são exibidas apresentações artísticas, com shows, discotecagem, literatura e artes plásticas, além de atividades de formação com encontros sobre produção musical e musical, operação de áudio, iluminação, MC, grafite, stencil e dança. O Projeto Baião de Tudo também foi aprovado pelo FunCultura para recebimento dos recursos da Lei Aldir Blanc.
Audiovisual
Entre os dias 24 de outubro a 1º de novembro de 2021, o Cineclube Incinerante promoveu a 6ª Mostra Guarulhense de Cinema, edição que, em razão do distanciamento social provocado pela pandemia da COVD-19, foi realizada de forma virtual. Isso não impediu, contudo, a realização de um evento robusto: foram selecionadas mais de 40 produções cinematográficas, dentre os mais de 100 filmes inscritos.
Os encontros mensais realizados pelo Cineclube Incinerante ganharam, em 2020, força nos meios digitais com a Quarentena Incinerante. Agora, com a Lei Aldir Blanc, a 2ª temporada tem garantido muito mais que a continuidade dos debates sobre a produção audiovisual, antes, a circulação de temáticas que exploram os meios, as cenas, a direção e todo o processo de criação pertinente à produção audiovisual. Com curadoria de Pamela Regina, os episódios podem ser conferidos nas redes sociais do Cineclube Incinerante no Facebook (https://www.facebook.com/cineclube.incinerante) e YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC0EcRiYuMcQCyGRpTWLvQ4w).
O Festival de Cinema Filme Possível, também contemplado pelo FunCultura, segue até abril com cursos, exibição de curtas e palestras para complementar a formação de artistas e cineastas envolvidos com a produção audiovisual da cidade. O festival é totalmente gratuito e as atividades serão realizadas em plataformas digitais. Confira a programação no site do festival http://filmepossivel.com.br/.
Outro projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc é a oficina online de cinema do Coletivo Kinoférico, com encontros online que objetivam fomentar a produção local, até o mês de maio. Destinado a moradores de Guarulhos com idade a partir de 14 anos, a oficina de cinema oferece aos participantes as mais variadas etapas e segmentos da linguagem e produção audiovisual. Além dos cursos que exigem inscrição, há eventos da programação transmitidos pela fanpage do coletivo no Facebook: https://www.facebook.com/coletivokinoferico.
Daniel Neves (Companhia Bueiro Aberto) e Diego Andrade (Companhia Bueiro Aberto/ Vidióla Audiovisual e Publicidade) produziram a série documental Muitos Carnavais, com roteiro e direção de Araci Borges, responsável pelo Arquivo Histórico. O documentário mostra entrevistas com personalidades que revisitam memórias do carnaval de Guarulhos, representadas por figuras emblemáticas como Cidinha do Samba, herdeira da sambista Babá Teresa, fundadora da Império de Guarulhos, primeira escola de samba da cidade. Já os tradicionais blocos carnavalescos, que se tornaram febre nos últimos anos e que tomam a cidade do começo ao fim do carnaval, estão representados por Ricardo de Sá, músico do Bloco dos Fanfarrões e membro da Uniblocos, entidade que reúne ONGs, associações e grupos artísticos dedicados ao carnaval de rua em Guarulhos. Na ala dos compositores, o sambista Dario Neto faz coro com sambas-enredo premiados de várias agremiações da cidade. Muitos Carnavais encontra-se disponível na Playlist Culturando em Casa, no canal da Prefeitura de Guarulhos no YouTube, no endereço https://youtu.be/keLmiQFkW9c.
Literatura e Sarau
A venda de livros online e a leitura de e-books subiu muito durante a pandemia. Esse aumento não chegou a salvar o já abalado setor, mas ajudou a amenizar o problema. De acordo com o diretor de marketing do Grupo Editorial Summus, Paulo Wassermann, a venda por comércio eletrônico que representava cerca de 15% do faturamento, passou a representar 60%, um crescimento de 50% em comparação ao mesmo período de 2019.
Em Guarulhos, os encontros literários por meio das redes sociais vêm garantindo a continuidade do compartilhamento de experiências e leituras. O Quebrada Apresenta, evento com quatro episódios realizados pelo coletivo Sarau da Quebrada com recursos da Lei Aldir Blanc, busca a valorização da arte periférica com apresentações viscerais de artistas como As Despejadas, Lucas Matos, Gabriel Peri, Gustrago, Os Passageiros, MC Doeste e DJ Duwalzk Beatz, Bianca Prazeres, entre outros, disponíveis no canal do evento no YouTube: http://youtube.com/quebradaapresenta.
Criado em maio de 2020, o Sarau Amor e Esperança proporciona cultura aos participantes e desenvolvimento para artistas iniciantes. Aberto a artistas das mais diferentes linguagens, conta com apresentações virtuais semanais, com música, leitura de poesias e crônicas, pockets com piadistas contadores de causos, compartilhamento de desenhos e pinturas, entre outros. O Sarau Amor & Esperança é uma Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura e da Casa de Cultura Popular São Rafael, veiculada pela fanpage https://www.facebook.com/Sarau-amor-e-esperan%C3%A7a-102829921406683/, no Facebook.
O coletivo A Prece Marginal apresenta Raízes da Periferia, documentário online com cinco episódios semipresenciais. O projeto, contemplado pela lei Aldir Blanc e idealizado pelos jovens poetas Nathalia Oliveira, Vinicius Silva, Thiago Anthony, visa a fomentar o alcance da arte periférica e dar visibilidade aos artistas marginais através das diversas possibilidades artísticas. Os episódios estão disponíveis no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCL_eFcc7eW8gxbxBtNh1NHQ.
Cultura gera mais cultura
Esse é apenas um resumo do que existe e está disponível, mas certamente tem muito mais para conferir. Além da interatividade do chat, o público tem a oportunidade de compartilhar aquele vídeo com sua rede e dar sua opinião para incentivar que mais pessoas conheçam a cultura da cidade.
Se você perdeu alguma dessas atividades, aproveite agora, prepare sua playlist e comece a mergulhar na diversidade de artistas que a cidade possui. E se você sentiu falta de algum nome, escreva nos comentários para que os próximos a verem essa matéria também possam conhecer a aproveitar a cultura de nossa cidade.