Exposição no Adamastor celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil
A exposição Nonni di São Paulo – que apresenta depoimentos e histórias vivas de vovôs da imigração italiana no estado de São Paulo – chega ao Centro Adamastor de Guarulhos onde permanecerá até fevereiro deste ano, quando se comemora aqui e na Itália os 150 Anos da Emigração Italiana para o Brasil.
Até o dia 22 de fevereiro, de segunda a domingo, das 9h às 22h, o salão de exposições do Centro Municipal de Educação Adamastor recebe Nonni di São Paulo, mostra que apresenta histórias de avôs e avós entre 70 e 90 anos. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
A mostra reúne mais de 70 depoimentos coletados por Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico da imigração italiana no país. Além disso, através de fotos, perfis e painéis traz um pouco da história da cidade de Guarulhos refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan.
Em Guarulhos, a mostra traz um pouco da história da cidade, refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan. A exposição apresenta ainda a trajetória da Lisena Montanaro, uma das Mães de São Vito que embarcou para o Brasil em 1955 dois dias depois de completar 18 anos, Bruna e Giorgio Maschietto, ambos da região do baixo Vêneto e que chegaram em terras brasileiras em 1955 e 1953, respectivamente, Mino Carta, responsável pela fundação das revistas Veja, IstoÉ, Carta Capital e Quatro Rodas e do Jornal da Tarde e Jornal da República, dentre outras personagens.
Nonni di São Paulo
Inicialmente foi inaugurada em dezembro de 2020 e permaneceu no Museu da Imigração, no Brás até o dia 2 de maio de 2021. Muito embora as limitações de afluência ditadas pela Covid-19, atraiu de forma significativa a atenção do público e foi objeto de vários artigos e reportagens na grande mídia no Brasil e na Itália.
Depois da capital, a mostra teve itinerância para Ribeirão Preto (na Casa da Memória Italiana), Pedrinhas Paulista (Centro Cultural) – em comemoração do aniversário da cidade – seguindo então para Jundiaí (Pinacoteca), Campinas (Casa de Vidro), Santos (Museu do Café) e Espírito Santo do Pinhal (Museu Biblioteca).
Agora em Guarulhos, a mostra – que é um projeto de fluxo contínuo – seguirá posteriormente para outras cidades do interior de São Paulo e tem previsão de ser exibida em museus na Itália, levando as histórias dos “nonni” de volta à sua terra natal, juntamente com a edição de seu livro em língua italiana.
Serviço:
Local: Centro Municipal de Educação Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 – Guarulhos
Horário: De segunda a domingo, das 9h às 22h.
Entrada Franca