fbpx
Notícias

Exposição no Adamastor registra mais de 70 depoimentos de imigrantes italianos

Em Guarulhos, mostra traz um pouco da história da cidade, refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan.

Entre os dias 4 de dezembro e 22 de fevereiro, de segunda a domingo, das 9h às 22h, o salão de exposições do Centro Municipal de Educação Adamastor recebe Nonni di São Paulo, mostra que apresenta histórias de avôs e avós entre 70 e 90 anos. O evento de abertura no dia 4, segunda-feira, às 15h, conta com roda de conversa com Oliviero Pluviano, curador da mostra. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

A mostra reúne mais de 70 depoimentos coletados por Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico da imigração italiana no país.

Em Guarulhos, a mostra traz um pouco da história da cidade, refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan. A exposição apresenta ainda a trajetória da Lisena Montanaro, uma das Mães de São Vito que embarcou para o Brasil em 1955 dois dias depois de completar 18 anos, Bruna e Giorgio Maschietto, ambos da região do baixo Vêneto e que chegaram em terras brasileiras em 1955 e 1953, respectivamente, Mino Carta, responsável pela fundação das revistas Veja, IstoÉ, Carta Capital e Quatro Rodas e do Jornal da Tarde e Jornal da República, dentre outras personagens.

Nonni di São Paulo

A primeira exposição Nonni di São Paulo foi realizada em 2020, no Museu da Imigração de São Paulo, com 50 depoimentos cuidadosamente selecionados. Desde então, a mostra tem circulado pelo interior de São Paulo e, a cada cidade que visita, o curador realiza pesquisa e adiciona novas histórias de vida mostrando a presença dos italianos.

“Não importa se nasceram ainda na Itália ou se são descendentes. É irrelevante se falam italiano ou o dialeto de alguma região italiana ou, ainda, somente o português. O que é importante é que tenham uma bonita história para contar, uma narrativa que faça sonhar, que se assemelhe a uma fábula fantástica: a realidade, bem se sabe, é repleta de surpresas e sonhos tanto quanto a fantasia”, comenta Pluviano, que entrevista migrantes italianos, entre 70 e 90 anos, desde 2013.

Realizada com apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e patrocínio da Bauducco, a exposição Nonni di São Paulo conta com apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos e do Programa Mais Futuro, que por meio da Secretaria de Cultura objetiva a circulação de programação artística nos espaços públicos da cidade.

O CME Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo