Exposição “Raízes de Guarulhos” promove imersão nos saberes indígenas da cidade
Nos dias 19 e 26 de abril, a cidade de Guarulhos será palco de uma experiência transformadora com a realização da exposição “Raízes de Guarulhos: Encontro de Saberes Indígenas”, na Toca da Lira (Rua Corina, 94 – Guarulhos), sempre a partir das 14h. O evento é gratuito, com emissão de certificado, e convida o público a mergulhar nas memórias e vivências dos povos originários que compõem a história da região.
A exposição propõe uma reconexão com as raízes culturais e espirituais dos povos Guaru-Maramomi, Guarani e Xukuru do Ororubá, reconhecendo sua contribuição histórica e simbólica para a formação da cidade. Com uma programação que valoriza a escuta e o compartilhamento de saberes, o evento se apresenta como uma oportunidade única para conhecer, refletir e valorizar a presença indígena no território guarulhense.
A partir das 14h, o público poderá visitar a mostra interativa composta por quadros, esculturas, artesanatos e símbolos de sabedoria ancestral, que expressam a riqueza estética e espiritual desses povos. As obras, desenvolvidas por artistas e representantes das comunidades, visam não apenas a contemplação, mas o contato sensível com outras formas de existência e cosmovisões.
Às 16h, a programação segue com a roda de conversa “Vozes Guaru-Maramomi”, conduzida por Nayara Guaru-Guaramimi (Nayara Aline Bernardino Testae), remanescente do povo Guaru-Guaramimi. Nayara é uma artista multifacetada, nascida em Guarulhos em 1993, membro da comunidade LGBTQIAPN+, uma pessoa dentro do Espectro Autista e Alto Habilidosa. Seu envolvimento com a arte começou aos quatro anos de idade, de forma autodidata, e desde então desenvolveu uma trajetória marcada pela música e pela cultura. Atualmente estuda percussão no Conservatório Municipal de Guarulhos e integra a Guarulhos Pop’s Orchestra e a Banda Lira de Guarulhos. Na roda de conversa, ela irá discorrer sobre a história do povo Guaru-Maramomi e compartilhar o ponto de vista deste povo sobre a cidade de Guarulhos, trazendo à tona memórias, identidades e resistências muitas vezes silenciadas na história oficial.
Voltada especialmente a educadores, artistas, estudantes, pesquisadores, lideranças comunitárias e gestores culturais, a exposição também se apresenta como um convite ao fortalecimento do pensamento crítico, da diversidade e do respeito à ancestralidade. É uma excelente oportunidade para enriquecer práticas pedagógicas, ampliar repertórios e estreitar laços entre cultura, educação e cidadania.
A mostra integra as ações do projeto Casa da Lira, desenvolvido pela Banda Lira de Guarulhos, que tem se consolidado como um importante polo de fruição cultural e formação artística da cidade. As atividades têm como base o compromisso com a inclusão, o diálogo entre linguagens e o estímulo ao pertencimento territorial.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link:
https://forms.gle/FtNsh5bPFXRrLjGD6
Serviço:
Raízes de Guarulhos: Encontro de Saberes Indígenas
Dias 19 e 26 de abril (sábados)
14h – Exposição interativa
16h – Roda de conversa “Vozes Guaru-Maramomi”
Toca da Lira – Rua Corina, 94 – Guarulhos/SP
Evento gratuito | Vagas limitadas | Com certificado
Realização: Banda Lira de Guarulhos, por meio do seu Programa de Responsabilidade e Inclusão Social (PRIS), dentro do projeto Casa da Lira, aprovado no edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Governo Federal através do Ministério da Cultura e gestão do Fundo Municipal de Cultura – Funcultura, da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Guarulhos.