Festival Abayomi realiza oficinas gratuitas sobre identidade racial no Teatro Padre Bento
Evento considera a trajetória de mais de 20 anos da produção com artistas negros da cidade e o fomento de ações culturais e artísticas para potencializar as identidades culturais afro-brasileiras e a conscientização para as políticas públicas para uma equidade racial
Nesta quinta e sexta, dias 17 e 18 de novembro, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta o festival Abayomi – Encontros Preciosos, programação gratuita com oficinas e vivências sobre identidade racial para a formação de artistas, que acontece no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. A classificação das oficinas é de 12 anos e não é necessário inscrição para participação.
Além da participação de mulheres negras da cidade de Guarulhos e convidadas de diversas regiões do Brasil, a programação conta com oficinas de danças brasileiras como roda de coco, ciranda, maracatu, percussão com ritmos brasileiros, dança africana, samba rock e Slam.
Abayomi – Encontros Preciosos conta ainda com produção da Cia TàDIto e curadoria artística de Diego Dionisio. O festival considera a trajetória de mais de 20 anos da produção com artistas negros da cidade e o fomento de ações culturais e artísticas para potencializar as identidades culturais afro-brasileiras e a conscientização para as políticas públicas para uma equidade racial.
Confira a programação
Quinta-feira, dia 17 de novembro
17h30 – Workshop de dança Afro, que remete a nossa raiz e ancestralidade, com Tainara Cerqueira, baiana, atriz, professora e influenciadora digital.
19h – Workshop de Danças da Cultura Popular com Camilla Rocha, professora das artes, pedagoga, bailarina e atriz, possui graduação em Licenciatura Plena de Teatro e Arte Educação, formação em Jovens Brincantes e Danças Brasileiras.
19h30 – Workshop de Samba Rock com o Coletivo Samba RockAno, que surgiu em 2009 e, aos longo dos anos, tem reunido grande público para aprender essa dança tão característica e étnica.
Sexta-feira, dia 18 de novembro
17h – Workshop de Coco, com Rafa Ella Nepomuceno, percussionista, cantora e brincante de cultura popular que comanda o Trio de Percussão Coco de Oyá e o Coletivo de Mulheres Axé e Coco.
19h – Workshop de dança Vogue, com as artistas e dançarinas Luana Àkira e Cunnany Williansa. Mais que um estilo de dança marcado por poses, ‘caras e bocas’ o Vogue é um movimento de reafirmação de identidade de gêneros e sexualidade. Originado nas comunidades LGBTQI+, negra, latina e periférica dos Estados Unidos.
20h – Workshop de Poesia Marginal e Slam, com Monique Amora, poeta formada há 4 anos do Projeto Slam Interescolar.
20h – workshop de Slam e poesia, com Matriarka, escritora, assistente de direção e Bicampeã Estadual Slam São Paulo.
O Teatro Padre Bento fica na Rua Francisco Foot, 3, no Jardim Tranquilidade.