Festival de Circo de Guarulhos oferece programação formativa com palestras e oficinas
Além da programação artística, o festival palestra sobre Corpo, Arte e Educação com Marco Bortoleto, palestra sobre circo e acessibilidade com Andressa Cabral e oficina de introdução à flexibilidade com o chileno Yako
A 2ª edição do Festival de Circo de Guarulhos, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio no Circo Escola Cidade Seródio, destaca programação com atividades que vão além de sua vertente artística e cultural, mas também a possibilidade de compartilhamento de práticas e trocas de saberes entre o público, artistas e pesquisadores da arte circense. Toda a programação do festival é gratuita.
O Festival de Circo em Guarulhos é um projeto aprovado pelo FunCultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura.
Palestra Corpo, Arte e Educação
No dia 16, sexta, às 16h, acontece a palestra Corpo, Arte e Educação, com Marco Bortoleto (Unicamp), um dos maiores pesquisadores de circo da América Latina. Bortoleto é Prof. Dr. da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), escritor, pesquisador e ex-artista circense profissional.
Oficina de Introdução à Flexibilidade
No sábado, dia 17, às 15h, o contorcionista e antipodista chileno Yako apresenta Oficina de Introdução à Flexibilidade, na qual proporciona através de um bate-papo e aula prática introdução a técnicas de flexibilidade. É recomendado aos participantes trajarem roupas flexíveis para experimentação dos exercícios propostos. Yako nasceu no México, possui nacionalidade chilena e iniciou sua pesquisa circense em 2015. Estudou em diversas escolas de circo e se especializou em contorção. Também pratica modalidades aéreas, antipodismo, malabares, acrobacias, equilíbrio e flexibilidade.
Palestra Caminhos possíveis para um circo mais acessível
Já no domingo, dia 18, às 14h, Andressa Cabral (Maracult Produções), especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta a palestra A acessibilidade na corda bamba: caminhos possíveis para um circo mais acessível.
O encontro propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados por gestores, artistas e produtores circenses na construção de práticas acessíveis no circo de lona itinerante. Ao mesmo tempo, busca evidenciar os ganhos e as potências de um circo acessível, tanto para o público quanto para os profissionais circenses propondo algumas práticas acessíveis que podem ser desenvolvidas no circo.
Andressa Cabral atua como parecista de projetos culturais; é gestora, audiodescritora, produtora cultural e de acessibilidade na Maracult Produções. Desenvolve e ministra ações formativas nas áreas de acessibilidade cultural, circo, mediação acessível, teatro, audiodescrição, produção cultural e empreendedorismo cultural. Também atua como pesquisadora nas áreas de produção executiva circense e acessibilidade cultural em circos de lona itinerantes.
Durante os quatro dias de festival, o público poderá conferir ainda números tradicionais como equilíbrio sobre garrafas, faixas aéreas, acrobacias, parada de mãos, malabares, contorção, além dos incríveis espetáculos circenses das trupes Cia Fá, Rué La Companhia, Cia Gravitá, Bando Golíards, Trupe Pédalona e Trupe Viva Circo, a alegria e magia dos palhaços Fonso, Domingo Lopez, Pacha e Titchenitza (Circo En La Casa) e dos artistas do Circo Escola Cidade Seródio e Circo Marambio.
Confira a programação completa do 2º Festival de Circo de Guarulhos em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/2o-festival-de-circo-de-guarulhos/. Para mais informações sobre o evento, siga o perfil do festival no Instagram @festivaldecircodeguarulhos.



