fbpx
Notícias

Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” prorroga inscrições até 17 de julho

Artistas adolescentes do Brasil inteiro podem se inscrever na edição on-line do Festival que integra uma grande rede latino-americana de teatro. O projeto valoriza o protagonismo dos adolescentes e promove um novo espaço de encontro para incentivar o teatro jovem do país.

Versão brasileira do festival latino-americano “Vamos que Venimos” convoca artistas jovens para edição virtual

Foram prorrogadas até o dia 17 de julho de 2021, as inscrições para participar do III Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” – a versão brasileira do festival criado na Argentina que visa promover um encontro para o protagonismo jovem por meio do teatro e incentivar o teatro adolescente do país.

O Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, que anualmente é realizado na cidade de Santo André (SP), neste ano foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da COVID-19. Com isso, ampliou seu alcance abrindo a possibilidade de artistas do Brasil inteiro participarem e se integrarem a essa rede de fortalecimento das artes cênicas nacionais e latino-americanas.

Além disso, exclusivamente nesta edição, a comissão organizadora optou por estender a participação às pessoas com idade entre 13 e 20 anos (e não até 19 anos como nas edições anteriores), considerando os processos artísticos que foram interrompidos pela pandemia e só recentemente foram retomados. 

Podem participar artistas e grupos teatrais com no mínimo 70% de integrantes com essa faixa etária, completos até o momento da realização do festival, que acontecerá de 16 a 26 de setembro de 2021, vinculados a escolas regulares, oficinas, pequenos cursos ou até provenientes de grupos e processos independentes de teatro jovem.

As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site do evento: www.vqvbrasil.com eas apresentações poderão ser realizadas em plataformas de streaming, de videoconferências, redes sociais ou outros meios (sujeito às condições técnicas do Festival).

Foto: Sueli Almeida

​“Esperamos receber trabalhos de artistas jovens das mais diversas naturezas, que explorem possibilidades cênicas dos mais variados formatos: ao vivo, pré-gravado ou híbrido, entendendo a amplitude de formatos possíveis extra-palco”, explica a organização do evento.

Além da modalidade “obra completa”, é possível inscrever trabalhos artísticos que ainda estão em processo. Uma forma encontrada pela organização do festival de valorizar cada etapa da formação artística e da criação como um todo.

“Queremos acolher grupos em diferentes estágios da criação e compartilhar experiências relevantes dos jovens, distanciando-nos da ideia de que o produto final seria o momento criativo mais importante”, comenta a organização.

​O III Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil tem como temática central a celebração do centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. A curadoria de toda a programação será pautada na abordagem das pedagogias democráticas.

Além de espetáculos, haverá oficinas, painéis de intercâmbio e encontros com artistas e pesquisadores, pautados pelo tema desta edição. Como aconteceu em 2019, cujo o tema “Direitos Humanos” deu o teor da programação que refletiu sobre gênero, raça, diversidade, além de encontros com Regina Novaes, que estuda cultura e juventude na luta pelos direitos humanos, o grupo Carcaças de Poéticas Negras, abordando teatro e negritude, e o novíssimo Edgar, artista que une música e performatividade.

“Nos preocupamos em observar as diferentes características que garantam que o Vamos que Venimos seja um espaço de intercâmbio entre adolescentes de distintas realidades socioculturais”, finaliza a equipe responsável pela organização do evento.

Sobre o Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos”

O projeto “Vamos que Venimos” surgiu em 2009, em Buenos Aires – Argentina, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz com um grupo de alunos adolescentes.

Em 2011 o projeto se estendeu para uma versão nacional na Argentina. Em 2013 o festival iniciou sua trajetória internacional, através de grupos de diversos países da América Latina.

Foto: Sueli Almeida

A primeira edição brasileira aconteceu em 2018, viabilizada através da iniciativa de quatro artistas, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa, educadores e produtores independentes do ABC Paulista. Em 2020 o jovem Arthur Hideki Okutani passa a fazer parte da comissão organizadora. As primeiras edições inseriram o Brasil, em especial a cidade de Santo André, nesta rede, articulando a formação artística e social do público jovem de identidade latino-americana. Uma política cultural que, ao longo dos anos, gerou um movimento onde se veem representadas propostas de jovens frente a contextos sociais das mais diversas comunidades.

O festival já estabeleceu parcerias com instituições como a UFABC, SESC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, entre outras. Além de iniciar o projeto pedagógico “Produção Jovem”, para a formação de jovens produtores culturais por meio da prática em diversas áreas da produção do Festival.

Por meio de chamamento público, inscrição em plataforma on-line e seleção pela comissão organizadora, os grupos de teatro jovem contemplados são convidados a integrar a programação, assistir aos espetáculos, participar das oficinas, encontros painéis de intercâmbio ao longo de toda a programação, que é aberta ao público em geral.

As ações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 60/2021  e tem apoio do SESC Santo André.

Mais informações: www.vqvbrasil.com, www.facebook.com/vamosquevenimosbrasil e www.instagram.com/vqvbrasil

SERVIÇO: Convocatória para o III Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil

Inscrições prorrogadas: até 17 de julho de 2021 – Valor: grátis

Quem pode participar: grupos, coletivos e solos de artistas adolescentes, de qualquer cidade brasileira.

Faixa etária: de 13 a 20 anos

Informações da Convocatória e ficha de inscrição: www.vqvbrasil.com

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com – Cel (11) 99568-8773

Fotos: Sueli Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo