Guarulhos participa de encontro sobre desenvolvimento da indústria audiovisual paulista
Cidade reúne todos os requisitos necessários para fortalecer essa nova indústria criativa
O cineasta Tico Barreto, produtor executivo e CEO da Agruppe – Associação do Desenvolvimento Audiovisual de Guarulhos participou na última segunda-feira (14) de evento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para apresentação do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista. O evento, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS ), contou com as presenças da secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton, e por André Sturm, responsável pelo MIS.
De acordo com Barreto, a cidade reúne todos os requisitos necessários para fortalecer essa nova indústria criativa. “Guarulhos é a melhor cidade do Brasil para sustentar o crescimento do setor. Temos produções locais potentes, coletivos independentes, empresas e associações atuantes, além de localização estratégica”, destaca Barreto ao defender que o fortalecimento da indústria passa por políticas públicas inclusivas e pelo respeito às diferenças.
Na última semana, Tico Barreto se reuniu com Lyara Oliveira, presidente da Spcine, empresa de cinema e audiovisual do município de São Paulo. A conversa teve como foco a internacionalização do setor e a articulação de núcleos criativos latino-americanos. Lyara compartilhou os avanços da Spcine, que atua com um comitê consultivo composto por cerca de 30 entidades do setor, realizando reuniões bimestrais e consultas públicas, como no caso do edital emergencial criado durante a vigência da Lei Paulo Gustavo.
Mova – Movimento Nacional Audiovisual
Tico Barreto também lidera o Mova – Movimento Nacional Audiovisual, um hub que conecta empresas, associações e municípios com potencial para se tornarem polos audiovisuais. Estão envolvidas cidades como Guarulhos, São Paulo, Maringá, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba. “Guarulhos tem o aeroporto internacional, as principais rodovias, coletivos atuantes, empresas consolidadas e agora sedia a multinacional Banijay Estúdios”, explicou o cineasta.
Banijay Estúdios é o maior complexo de estúdios independente da América Latina, com mais de 60.000m², localizado em Guarulhos, nas antigas instalações da Borlem, no Itapegica, e projetado para atender às mais diversas demandas do mercado audiovisual, publicitário e de eventos. Com infraestrutura de ponta, oferece espaços versáteis e equipados para produções de todos os portes, desde programas de TV, realities e séries, até eventos corporativos e transmissões ao vivo.
A empresa faz parte da Banijay Entertainment, o maior grupo global de produção e distribuição de conteúdo independente, que possui mais de 130 empresas em 23 territórios ao redor do mundo e um catálogo com mais de 185 mil horas de programação original, incluindo sucessos como “Big Brother”, “MasterChef” e “Survivor”.